Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Santuário de Santa Dulce em Boa Vista do Tupim impulsiona turismo religioso na região chapadeira

Reunião pauta a ampliação do roteiro do turismo religioso na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

Localizado em Boa Vista do Tupim, o Santuário de Santa Dulce dos Pobres foi o destaque da reunião voltada para o desenvolvimento de estratégias de fortalecimento do turismo religioso na Chapada Diamantina. O evento, realizado na última terça-feira (19) em Mucugê, contou com a presença do Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacellar, do prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes (PSDB), conhecido como Dinho, e de outras autoridades.

Conforme destacado pelo prefeito Dinho, o encontro foi conduzido com o principal propósito de enfatizar a relevância do impulsionamento do turismo religioso para o desenvolvimento dos municípios compreendidos pelo consórcio Chapada Forte.

“Hoje foi Irmã Dulce que conduziu essa reunião. O consórcio tem uma importância muito grande para o projeto, uma vez que são 28 municípios da chapada que assumem nesse momento o protagonismo desse turismo religioso que se desenvolve a partir dos princípios e valores de Santa Dulce. São 5 municípios protagonizando um projeto religioso que tem Boa Vista do Tupim na articulação. Isso é muito importante para a região”, detalha Dinho.

A Secretária de Turismo de Boa Vista do Tupim, Rosemma Maluf, conduziu o encontro e delineou uma proposta para aprimorar o turismo Ecoreligioso na região. Ela destacou esse setor como o ponto forte da Chapada Diamantina, ressaltando a motivação religiosa proveniente do Caminho de Santa Dulce, localizado no assentamento de Canabrava, em Boa Vista do Tupim.

Em seu discurso, Rosemma Maluf destacou a inovação do projeto e ressaltou que a união entre os municípios só tem a beneficiar toda a região chapadeira. “Este é o primeiro projeto de turismo Ecoreligioso do Brasil. O propósito maior desse projeto é o desenvolvimento social e econômico dos municípios que integram o Circuito do Diamante por meio da cooperação, do trabalho sinérgico, otimizando os resultados e evitando a duplicidade de ações”.

A representante do Turismo Religioso das Obras Sociais Irmã Dulce, Rosa Brito, presente na reunião, endossou a parceria da OSID com o projeto de expansão do ecoturismo na Chapada Diamantina. Na ocasião, Rosa ainda enfatizou a relevância da promoção do turismo religioso, fundamentado na fé, devoção e no legado deixado por Santa Dulce.

Ao encerrar o evento, o secretário de turismo deu sua aprovação ao projeto apresentado por Rosemma. As decisões tomadas durante a reunião serão implementadas pelo Consórcio Chapada Forte, uma aliança composta por 28 municípios da Chapada do Diamante, responsável por coordenar e distribuir ações conjuntas em prol do desenvolvimento regional As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas