Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Líder de organização criminosa atuante em municípios chapadeiros é preso no interior de Minas Gerais

Eric Santana Mota liderava ações criminosas em Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza | FOTO: Reprodução |

Um homem suspeito de liderar uma organização criminosa atuante em Salvador, Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza foi preso no município de São João do Manhuaçu, em Minas Gerais, na noite de segunda-feira (25). O preso era o ‘Três de Ouros’ do Baralho do Crime e um dos alvos prioritários da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

Identificado como Eric Santana Mota, ele foi detido em uma ação conjunta de inteligência entre as Polícias Civil da Bahia e de Minas, como parte da Operação Argus. Durante a abordagem, o suspeito tentou ludibriar os agentes apresentando um documento de identidade falso. No entanto, acabou sendo conduzido para a 6ª Delegacia Regional de Manhuaçu.

As investigações apontam que Eric exercia o papel de líder em uma organização criminosa, com atuação tanto na capital baiana quanto na Chapada Diamantina. Diante disso, ele foi formalmente indiciado por associação criminosa, homicídio e tráfico de drogas.

Após sua localização, o suspeito passou por exame de corpo de delito e segue sob custódia em Minas Gerais, aguardando ação judicial, e permanecerá lá até ser transferido para o sistema prisional. O caso marca a 35ª captura realizada durante a Operação Argus, que foi iniciada em 2021 com o objetivo de cumprir mandados de prisão.

Na ação conjunta, participaram as equipes da Agência de Inteligência e da Coordenação de Operações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), juntamente com os integrantes do Setor de Inteligência da Coordenadoria de Operações Estratégicas da Polícia Civil de Minas Gerais. Jornal da Chapada com informações do portal Bahia.ba.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas