Ícone do site Jornal da Chapada

#PapoReto e #SemCurvas: Imbróglios jurídicos, repulsa ao golpe militar e o avanço das pré-campanhas na Chapada

A política na Chapada Diamantina está pegando fogo | FOTO: Inteligência Artificial |

O políticos David dos Anjos e Ricardo Mascarenhas durante ato político | FOTO: Divulgação |

Dia 4 Itaberaba vai tremer
Tudo leva a crer que no dia 4 de abril a cidade de Itaberaba vai tremer com a filiação e lançamento da pré-candidatura de David dos Anjos para prefeito do município. David vai se filiar ao partido Avante e contará com várias personalidade política da capital e da Chapada Diamantida. É só esperar o estouro!

Greve em Palmeiras continua
Professores realizam nova manifestação por direitos salarias e melhorias para escolas no Vale do Capão, em Palmeiras. Em greve há 8 dias, os profissionais de educação reivindicam à prefeitura o cumprimento do Piso Nacional da categoria, o aperfeiçoamento da infraestrutura das escolas da região, além de outras demandas.

Prefeito Dinho e deputado Adolfo Viana planejam obra de pavimentação asfáltica em Boa Vista do Tupim | FOTO: Divulgação |

Asfalto com emenda de Adolfo
O prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes (PSDB), o popular Dinho, se reuniu com o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) com o objetivo de conseguir recursos para a implementação de obras de pavimentação asfáltica na sede do município. “Graças à união de forças da administração municipal e do parlamentar, que é um verdadeiro parceiro da cidade, em breve, estaremos contemplando mais essa aquisição. Um trabalho pautado na parceria e no resultado”, ressalta o prefeito Dinho.

Para 63%, data do golpe de 1964 deve ser desprezada
A maioria dos brasileiros quer que a data que marcou o início de 21 anos de ditadura militar no país, o 31 de março de 1964, seja desprezado. Pensam assim, segundo o Datafolha, 63% dos ouvidos em 19 e 20 de março. Veem motivo para celebração 28%, e 9% não sabem responder. Aos 60 anos de sua implementação num golpe promovido pelo Exército com apoio de setores da sociedade civil, a ditadura de 64 segue gerando polêmicas. As mais recentes devido à posição do presidente Lula (PT), ele mesmo um preso na ditadura, vista na esquerda como leniente sobre o período.

Policiais militares vigiam protesto de estudantes no Centro do Rio de Janeiro contra a ditadura militar, em 1º de abril de 1968 | FOTO: Correio da Manhã/Arquivo Nacional |

Bolsonaristas desprezam
Do ponto de vista de adesão política, 58% dos bolsonaristas autodeclarados dizem que a data deve ser desprezada e 33%, que merece celebração. Os índices caem para 51% e 39%, respectivamente, quando o entrevistado diz ser eleitor do PL, partido do ex-presidente. Já entre os petistas, 68% querem o desprezo à data do golpe e 26%, o elogio ao 31 de março. Para aqueles que se declaram neutros na polarização brasileira, 60% defendem desprezar e 26%, celebrar.

Ricos também desprezam a data
Há grande homogeneidade nos demais estratos socioeconômicos do levantamento, com uma notável exceção: os 2% mais ricos da amostra, que ganham 10 salários mínimos ou mais por mês, são os que mais defendem o desprezo (80%) ante a celebração (20%). O Datafolha entrevistou, em 147 cidades, 2.002 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

O ex-prefeito de Itaberaba, João Filho, foi condenado à prisão em regime semiaberto | FOTO: Divulgação |

Imbróglios jurídicos
Falando nos imbróglios jurídicos do ex-prefeito de Itaberaba, João Filho (PSD), ninguém esquece que ele já tem uma sentença de improbidade administrativa no currículo! E olha que essa está datada no ano de 2016! A pergunta é, porque o TRF 1 não publica essa sentença? Na eleição passada alegaram que o processo era físico e ficou na gaveta durante a pandemia, e agora? Estão esperando o quê?

Confusão por falta de caráter
A trupe de João Filho está confundido o concurso que foi realizado atualmente pela prefeitura de Itaberaba, com o que ele realizou em 2016 com a contratação de uma empresa que fraudava concursos em diversas cidades e estava sendo investigada pela Policia Federal. O concurso realizado em 2024 foi feito através de licitação com diversas concorrentes, e quem ganhou foi uma empresa sem histórico de fraudes. Ná época do garoto do Fantástico, até Jó do Bairro Vermelho passou no concurso e foi um dos motivos que a justiça anulou o certame, por entender que semianalfabeto não tem capacidade de ser aprovado.

Quem comete fraude e crimes todos sabem quem é?
Veja a matéria da Rede GLOBO sobre o concurso de João Filho clicando aqui

‘Chapa Forasteira’ e ‘Chapa Raiz’
Pense em um absurdo? Na política de Boa Vista do Tupim acontece. Se não bastasse o candidato da oposição Riquinho morar em Itaberaba e atuar como advogado na cidade. O seu pré-candidato a vice-prefeito Léo Satélite mora em Feira de Santana e aparece na cidade uma vez ou outra. Enquanto isso, do outro lado, o pré-candidato a prefeito Savinho e o vice Nelinho moram em Boa Vista do Tupim desde que nasceram e todo mundo sabe onde encontrá-los a qualquer hora. “Quem já viu! Votar em dois candidatos que nem em Boa Vista moram! Quem vai administrar a cidade? Será que Boa Vista não tem pessoas capacitadas para serem pelo menos o vice da chapa?”, questionou um morador.

Dia 3 de abril sai o veredito
Comenta-se em Itaberaba que o julgamento do ex-prefeito João Filho será no dia 3 de abril. Ao analisar pauta do TJ-BA foi pedido data para julgamento. A população está ansiosa para se fazer justiça, depois de tantos anos de impunidade. João Filho é réu em diversas ações de Improbidade Administrativa, já teve busca e apreensão em sua casa realizada pela PF e foi protagonista do quadro ‘Cadê o Dinheiro que Tava Aqui do Fantástico’.

Macarrão com apoiador antigo | FOTO: Jornal da Chapada |

Investida de direita
Como diz o ditado: ‘Quem tem rabo de palha, não toca fogo no rabo dos outros’. Em Iaçu, o ex-prefeito Macarrão fez vídeo tecendo criticas à gestão atual. Logo em seguida apareceu um vídeo denunciando uma situação inusitada. Que a esposa do ex-prefeito estaria ocupando o cargo de Chefe da Retran da cidade de Iaçu, sem nunca ter trabalhado. No vídeo, aparece na imagem uma jovem que deve aparentar ter menos de 30 anos. Apesar da denúncia ser muito grave, a interrogação que ficou nas cabeças das pessoas foi se Macarrão tinha casado novamente.

Filho de Bolsonaro aproveita feriado na Bahia ao lado de Colbert Martins | FOTO: Divulgação |

Flávio Bolsonaro aproveita feriado na Bahia ao lado de Colbert Martins
Deu no Política Livre, que aproveitando o recesso parlamentar e o feriado de Páscoa, o senador Flávio Bolsonaro (PL), filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), se encontrou na Bahia onde participou de uma festa de 15 anos na noite da última sexta-feira (29), na Praia do Forte, que fica em Mata de São João, no Litoral Norte. Já no sábado (30), o senador se encontrou com o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB). O gestor municipal aproveitou o feriado da Semana Santa para confraternizar com amigos no vilarejo baiano.

10 milhões em obras
O aniversário de 147 anos de Itaberaba teve ato cívico, shows inesquecíveis e o prefeito anunciou R$ 10 milhões em obras. Ricardo Mascarenhas participou do hasteamento de bandeiras e prosseguiu com a entrega de mais uma ambulância, além do anúncio de outros investimentos para o município.

Deninha e José Carlos Fernandes são sócios e proprietários do Grupo Jornal da Chapada.

Leia a coluna anterior

#PapoReto e #SemCurvas: Mistérios da meia-noite, o que sobrou do céu e a políticagem de sempre na Chapada Diamantina

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas