A Prefeitura de Itaberaba está intensificando as ações de combate à dengue com a implementação de mutirões para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença no município. Semanalmente, agentes de combate às endemias estão percorrendo os bairros, realizando visitas domiciliares, aplicando larvicida e oferecendo orientações preventivas à população.
Durante as visitas, os agentes realizaram a aplicação de hipoclorito como parte das medidas para combater os mosquitos transmissores de Dengue, Zika e Chikungunya. Além disso, eles forneceram orientações essenciais à população, destacando medidas simples para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, como manter recipientes de água sempre fechados e remover objetos que possam acumular água parada.
O prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) enfatizou a importância da participação da população na luta contra o mosquito Aedes aegypti. “Embora o trabalho dos agentes seja crucial, o sucesso nesta batalha depende igualmente da colaboração da comunidade de Itaberaba, que precisa adotar medidas preventivas contra o mosquito da dengue”, frisou o gestor.
Na última terça-feira (16), a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) anunciou a confirmação de três novas mortes por dengue no estado. Com esses registros, o número total de óbitos atribuídos à doença em 2024 aumentou para 40. A taxa de letalidade, conforme informado pela Sesab, está em 2,9%, abaixo da média nacional.
Jornal da Chapada