A Carreta Escola do Senar chegou ao município de Iaçu, oferecendo um Curso de Panificação. Foram disponibilizadas 20 vagas para agricultores familiares, beneficiários do CRAS, além de 2 vagas destinadas a merendeiras das escolas municipais. O curso ocorreu nos dias 15 a 17 de abril, com o apoio da prefeitura de Iaçu, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com o Senar/Faeb/Sindicato Rural de Itaberaba.
O curso gratuito, que incluiu alimentação e certificação nacional, teve como objetivo capacitar os membros da comunidade local para aumentar a geração de renda e oportunidades de emprego no município, ao mesmo tempo em que promoveu o desenvolvimento das habilidades culinárias na região.
Durante o curso, os alunos tiveram aulas práticas com a oportunidade de dominar todo o processo de fabricação dos pães, incluindo o desenvolvimento da massa, divisão, modelagem, fermentação, cozimento, resfriamento, embalagem e comercialização dos produtos, sob a orientação da professora Ana Alice Gouvêa.
Os alunos aprenderam a fazer não apenas o tradicional pão francês, mas também pães de forma, os saborosos pãezinhos delícia, além de salgados e broas, através de aulas práticas focadas em proporcionar as melhores técnicas de produção de pães, mantendo sempre a qualidade dos produtos como diferencial.
Em entrevista ao Jornal da Chapada, o prefeito de Iaçu, Nixon Duarte (PSD), ressaltou a relevância do projeto para capacitar a população e promover a geração de empregos no município. “Essa iniciativa conta com meu total apoio, pois nossa gestão reconhece que as pessoas apenas necessitam de oportunidades para desenvolver seus talentos. Tenho certeza de que esse curso de panificação trará resultados significativos em termos de empregabilidade para a comunidade de Iaçu”, frisou o gestor.
Carreta Escola Senar
A Carreta Escola, como é conhecida, é uma unidade itinerante que oferece capacitação tanto para comunidades urbanas quanto rurais em todo o estado. Equipada com forno industrial, modeladora, masseira, cilindro e outros equipamentos essenciais para aulas teóricas e práticas, a estrutura também inclui ferramentas audiovisuais, elevador e rampas de acessibilidade.
Jornal da Chapada