Ícone do site Jornal da Chapada

#Preciosidade: Pedras da vesícula de boi são valiosas; Barretos, no interior de SP, sofre com série de assaltos

Pedras de vesícula de boi alimentam mercado milionário e atraem cobiça de criminosos | FOTO: Reprodução/Globo |

O Fantástico deste domingo (21) mostrou como as pedras da vesícula de bois podem ser preciosas. Com a grama do produto podendo chegar a mil reais, a corrida pela “preciosidade” chamou a atenção de assaltantes. Em setembro de 2023 começou uma onda de assaltos: todos no interior de São Paulo.

Em um desses casos, um carro indo de Barretos para São Paulo, foi interceptado por outro veículo. Desceram dois bandidos armados, renderam as pessoas, tomaram o volante do carro e levaram para uma estrada de terra. Ali eles amarraram as vítimas e, finalmente, levam a carga valiosa: R$ 2 milhões em pedras de vesícula de boi. Ninguém foi preso e nem as pedras localizadas.

Três meses depois, mais um roubo em Barretos. A cidade é uma espécie de capital nacional das pedras de boi.

“Em dezembro nós tivemos a invasão de uma residência de um corretor que armazenava essas pedras na sua residência, cerca de 280 gramas dessas pedras. É um casal de idosos, inclusive, eles foram rendidos por dois indivíduos. Esses indivíduos acessaram o cofre e levaram essas pedras”, explicou Rafael Faria, delegado da polícia de Barretos.

Na mesma semana, a 300 quilômetros de distância, em São João da Boa Vista, mais um crime.

“Uma chácara aqui da cidade de São João da Boa Vista acabou sendo invadida por dois criminosos, que renderam os moradores e os objetos que eles buscavam eram pedras, pedras da vesícula do boi e foi levado ali aproximadamente trezentas gramas dessas pedras”, disse Jorge Mazzi, delegado.

Entre os moradores, uma criança de seis anos, que foi amarrada também. Neste caso, os policiais chegaram a dois suspeitos, que seriam moradores de Barretos.

A dupla de ladrões de São João da Boa Vista era a mesma que invadiu a casa em Barretos. E, quando os policiais barretenses foram investigar, descobriram a identidade do receptador.

“Eles conseguiram uma informação muito valiosa que apontava quem seria o receptador das pedras, tanto das roubadas no dia 7 de dezembro, aqui em São João, como as roubadas no sábado, lá em Barretos”, explicou Mazzi.

A equipe de lá [Barretos] fez uma solicitação de busca, cumpriram e apreenderam ali uma grande quantidade de pedras. Os assaltantes foram presos. E o material, devolvido aos donos”, completou o delegado. As informações são do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas