Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Leandro de Jesus diz que Lula cometeu crime de responsabilidade na tragédia do Rio Grande do Sul e pede investigação à PGR

Deputado Estadual Leandro de Jesus e o Presidente Lula | FOTO: Divulgação |

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) protocolou na Procuradoria Geral da República um pedido de investigação contra o presidente Lula (PT) pela suposta prática de crime de responsabilidade na tragédia que ocorre no estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias. Para o parlamentar, o petista descumpriu o artigo 85, inciso III, da Constituição Federal.

“Desde o início da tragédia os cidadãos gaúchos e o Governo Estadual estão clamando por socorro ao Governo Federal, para que sejam tomadas, o mais rápido possível, medidas concretas que sejam capazes de reduzir a catástrofe. No entanto, o que se vê é uma postura de acomodação, apatia e marasmo por parte do Governo Federal que demorou de visitar o Rio Grande do Sul”, disse Leandro na Notícia de Fato.

O parlamentar ressaltou no documento que o presidente “fez promessas de orçamento ilimitado para reconstruir as cidades afetadas, mas não anunciou nenhum repasse concreto ou imediato de verba”. Ele acrescentou a denúncia lembrando que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reiterou que “não era a hora de enviar recursos para o Rio Grande do Sul” e a declaração do ministro Paulo Pimenta, da Comunicação Social, que disse que “não é o governo federal que estabelece um valor. O valor vem dos planos que são apresentados”.

“Os fatos públicos acima descritos indicam verdadeira omissão, por parte do Presidente da República, na gestão da crise que o país enfrenta, motivo pelo qual este pode ter responsabilidade causal de forma omissiva pelas vítimas do Rio Grande do Sul”, completou. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas