Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Vereador do RS culpa ‘peso das árvores’ por deslizamentos e propõe retirada de mata em beiras de estradas

Vereador Sandro Fantinel, do Partido Liberal do Rio Grande do Sul | FOTO: Reprodução/YouTube/ TV Câmara Caxias |

O vereador Sandro Fantinel, do Partido Liberal do Rio Grande do Sul, culpou o ‘peso das árvores’ em beiras de estradas por deslizamentos na região durante sessão na Câmara de Caxias do Sul, nesta terça-feira, 14. Para “evitar desastres”, ele afirmou que irá propor um projeto de lei para que sejam retirados 5 metros de vegetação “pra cada lado” das principais estradas do interior do Estado.

“Estamos enfrentando leis ambientais extremas que estão impedindo o desenvolvimento do Rio Grande do Sul por causa do meio ambiente”, começou o vereador, que considera a ‘área verde’ do Estado como algo negativo. Para ele, a situação em que o Estado se encontra não se trata de um problema ‘do Executivo’ ou de ‘projetos’, mas, sim, de órgãos ambientais que não deixam “tocar” em áreas por conta de nascentes ou matas nativas, como cita.

“Eu vou apresentar um projeto nesta casa para que em todas as estradas principais do interior sejam retiradas a vegetação 5 metros para cada lado. […] Porque, o que faz desmoronar? O que faz cair a barreira? O peso das árvores. Porque com os solos encharcados, as raízes não seguram mais. Com o peso, despenca tudo junto com a terra.. E faz todos os desastres que vimos aí”, explicou.

Além disso, Fantinel reforçou sua posição: “Não interessa se é mata nativa, não interessa se é pinheiro, não interessa. O que é que vale? A vida humana. E quantos se perderam nessa situação…”.

ASSISTA O VÍDEO:

‘Fake News’

Na mesma sessão, a fala de Fantinel foi rebatida pelo vereador Rafael Bueno (PDT), professor de Geografia. “Acho que botei meu diploma no lixo… Eu não sei de onde o senhor, nesses grupos de WhatsApp, tira tanta Fake News pra espalhar. Como é que o senhor faz incentivo para o desmatamento?”, questionou. As informações são do site Terra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas