Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Líder sindical baiano vai a Bruxelas falar sobre valorização do salário mínimo

Marcelo Carvalho, presidente da UGT-BA | FOTO: Divulgação |

O baiano Marcelo Carvalho foi convidado para representar a União Geral dos Trabalhadores (UGT) em um evento organizado pela Confederação Sindical Internacional (CSI), na próxima quarta-feira (29), em Bruxelas (Bélgica). Presidente da UGT-BA, ele vai falar sobre a política de valorização do salário mínimo no Brasil, fazendo uma análise em perspectiva do período em que a classe trabalhadora amargou várias perdas, após o “golpe” contra Dilma e as reformas de Temer e Bolsonaro, até a sua recuperação no governo Lula.

“Vamos fazer uma avaliação do período em que a classe trabalhadora não teve ganho real com o reajuste do salário mínimo, falar sobre a política de inclusão social e valorização do salário no governo do presidente Lula, além das perspectivas do movimento sindical brasileiro diante das novas tecnologias, que gradativamente retiram a necessidade do trabalho formal, do surgimento de novas profissões e do crescimento industrial e econômico. É uma oportunidade importante que vamos ter de debater a política global em relação ao mundo do trabalho”, explica Marcelo Carvalho.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo ideal em abril deste ano deveria ser de R$ 6.912,69. O valor é calculado todo mês pelo instituto com base na cesta básica de alimentos nas capitais mais caras do país.

A Confederação Sindical Internacional (CSI) é a maior federação internacional de sindicatos. Foi formada em novembro de 2006 pela fusão da Confederação Internacional de Sindicatos Livres e da Confederação Mundial do Trabalho. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas