O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou dados alarmantes sobre o glaucoma no Brasil. Nos últimos cinco anos, aproximadamente 300 mil brasileiros foram acompanhados e tratados para evitar a perda total da visão devido à doença, que é atualmente a principal causa de cegueira irreversível no mundo. O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é celebrado neste domingo (26).
Durante o período de janeiro de 2019 a dezembro de 2023, os médicos oftalmologistas da rede pública prestaram atendimento a esses pacientes, oferecendo tratamentos medicamentosos de forma gratuita. Esse serviço teve um impacto positivo significativo na assistência oftalmológica do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo consideravelmente as chances de pacientes com glaucoma desenvolverem quadros graves com perda irreversível da visão.
Segundo o CBO, estima-se que mais de 1,7 milhão de pessoas no Brasil tenham glaucoma. Considerando uma projeção conservadora, 2% da população acima de 40 anos pode ser afetada pela doença. Essa estimativa foi baseada nos dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022, que indicou que a faixa etária acima de 40 anos concentra cerca de 85,9 milhões de pessoas. As informações são do site Bahia Notícias.