Em mais uma edição de sucesso e reconhecimento regional, a Feira das Artes de Mucugê 2024 foi marcada por exposições artísticas, comercialização de produtos orgânicos e destaque para o artesanato local. Realizado nos dias 14 e 15 de junho, o evento reuniu artistas, artesãos, turistas e amantes da cultura popular no Largo da Igreja de Santo Antônio.
Este ano, a Feira prestou uma homenagem especial a dois destacados representantes das manifestações artísticas do município: o músico Vanderlino Gomes da Silva (in memoriam) e a artesã Antônia Novais da Silva. Em colaboração com a Filarmônica 23 de Dezembro, foi realizada a restauração e o registro da tuba que Vanderlino tocou por mais de 60 anos. A Filarmônica, para a emoção de todos os presentes, também executou a música “Carraspana”, que era a preferida do músico.
Na última sexta-feira (14), o evento teve início às 16h com atividades para crianças. Às 17h, o Ballet Chapada Diamantina se apresentou, seguido pela Capoeira Corda Bamba às 17h30. A Filarmônica 23 de Dezembro subiu ao palco às 18h, e às 19h foi a vez de Alberto Filho e Marina Mattos. André Oliveira se apresentou às 20h, e a banda Ligado em Modo Baião encerrou a noite às 21h com chave de ouro, tocando sucessos do forró pé de serra.
No sábado (15), o grande destaque do evento foi o Torneio Amador de Xadrez, que começou às 14h e premiou os três primeiros colocados. A partir das 16h, houve atividades para as crianças, seguidas pela apresentação dos Pequenos Cantores de Mucugê e do Coro Livre de Mucugê, sob a regência de Lilian Baratto, às 17h. Às 17h30, a programação continuou com uma performance de dança afro por Andréia Vitor, com a participação do grupo percussivo Tambores de Baia.
A feira prosseguiu às 18h com uma homenagem aos mestres. Em seguida, às 19h, Felipe Gabriel e André Francisco se apresentaram. A Filarmônica Lyra Popular de Mucugê tomou o palco às 20h, e o DJ VirguLINUX encerrou o evento com chave de ouro, tocando o melhor da música eletrônica.
Jornal da Chapada