Passados pouco mais de três meses do início da pré-campanha na cidade de Irecê, o cenário passou por mudanças significativas neste período. As alterações na preferência do eleitorado se inclinam para repetir o desenho das últimas duas eleições, quando o prefeito Elmo Vaz enfrentou Luizinho Sobral, em 2016 e 2020.
Logo na largada, com a ruptura do vereador Figueredo do grupo governista, as pesquisas indicavam que o mesmo havia levado com ele boa parte do eleitorado sobralista, já que o ex-prefeito Luizinho Sobral não havia ainda decidido concorrer.
Mas ele decidiu entrar em campo e deflagrar sua campanha, inicialmente com uma peregrinação pelas ruas da cidade. Velhos adeptos da família, ao rever o ex-prefeito e herdeiro do legado político, passaram então a voltar ao seu grupo.
O cenário, que se repete nas últimas disputas eleitorais, tirou toda a competitividade do vereador Figueredo (PDT), que viu sua pré-candidatura desidratar a tal ponto que sua desistência virou tema nas rodas de conversas sobre política em toda cidade.
Ao mesmo tempo, o protagonismo do pré-candidato do grupo liderado pelo prefeito Elmo Vaz (PSB), Murilo Franca (PSB), durante o São João, consolidou seu nome no processo eleitoral de 2024. A dúvida agora é se Luizinho Sobral vai se manter como principal nome oposicionista. As informações são do site Política Livre.