Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: ACM Neto critica baixo desempenho da Bahia no Ideb: ‘Mesmo tentando maquiar, Jerônimo não consegue’

Ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto | FOTO: Reprodução/Instagram |

O vice-presidente do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, criticou o governo da Bahia em relação aos resultados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado esta semana pelo Ministério da Educação. Segundo Neto, a Bahia ocupa a última posição no ranking de aprendizado, o que ele atribui a uma “manipulação” dos índices de aprovação por parte do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Neto explicou que o IDEB é a principal ferramenta de avaliação da qualidade de ensino no Brasil, composto por duas bases de avaliação: o aprendizado dos alunos e a taxa de aprovação nas redes estadual, municipal e privada. No entanto, ele destacou que, apesar de um aumento significativo nas taxas de aprovação na Bahia, o desempenho dos alunos em termos de aprendizado permanece insatisfatório.

“Por uma determinação dele [Jerônimo], através de uma canetada, simplesmente aumentou-se enormemente a aprovação em nosso estado, chegando a quase 100% de aprovação. E ele não está nem aí se o aluno aprendeu, não aprendeu, se o aluno conseguiu adquirir o novo conhecimento. O aprendizado está tão ruim, a qualidade de ensino tem tantos problemas que com todo esforço, o governador não consegue. Mesmo tentando maquiar, ele não consegue”, criticou ACM Neto.

O ex-prefeito afirmou que a Bahia continua em última posição em termos de aprendizado. Ele também sugeriu que o governador siga o exemplo de Goiás, estado governado por Ronaldo Caiado (União Brasil), que atualmente ocupa a primeira posição no ranking nacional de qualidade de ensino.

“Eu já pedi ao senhor que tivesse respeito com os nossos jovens, com o nosso aluno da rede estadual. Eu não vim dizer, governador, que não pode dar certo. Claro que pode. E aliás, mais uma vez, eu sugiro que o senhor olhe o exemplo de Goiás”, concluiu ACM Neto. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas