O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), adquiriu, entre o final de 2022 e o início de 2023, uma propriedade rural na divisa entre os municípios de Ipiaú e Itagibá, no interior da Bahia, região contemplada em junho com 42 milhões de reais do PAC, programa do governo federal coordenado por ele. A informação foi publicada nesta quarta-feira, 21, pelo Uol.
A transação não foi registrada em cartório, nem houve o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), e o terreno pertence formalmente a Mendonça Agropecuária, empresa da prefeita de Ipiaú, Maria Mendonça (PP), aliada próxima do ministro de Lula.
Funcionários da fazenda e o prefeito de Itagibá, Marquinhos Barreto (PCdoB), aliado do ministro, confirmaram ao portal que a fazenda pertence a Rui Costa.
“Ele é munícipe hoje, temos que tratar bem. Já visitei ele na fazenda“, afirmou Barreto. “Ele tá com uma vontade doida de produzir, plantar as coisas dele. Chega dia de domingo ele tá lá com a bota dele, tirando mato. A gente torce pra que dê certo e ele consiga produzir na área dele. Ele tá plantando lá umas mudas de cacau, tá fazendo as coisas dele lá.”
Quanto vale a fazenda de Rui Costa?
A fazenda do ministro foi formada a partir de um desmembramento da área pertencente à empresa da prefeita Maria Mendonça.
A alteração, no entanto, não foi averbada na matrícula do imóvel, e como o processo de compra e venda não foi registrado, não é possível confirmar o valor pago pelo ministro.
O preço do hectare na região varia de 15 mil reais a 25 mil reais, segundo produtores locais. As informações são do site A Gazeta Bahia.