No último fim de semana, Itaetê, na Chapada Diamantina, foi o centro das atenções para os amantes de esportes de aventura com a realização da Expedição Mandacaru. Entre os dias 23 e 25 de agosto, mais de 100 atletas de todo o Brasil participaram desta que é uma das maiores competições do gênero no país. A prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, foi essencial para o sucesso do evento, que aconteceu pela primeira vez no município.
Os competidores enfrentaram desafios nas categorias Pró (130 km em 24 horas), Open (40 km em 8 horas) e Rogaine (12 km de trekking). Os primeiros atletas a cruzarem a linha de chegada, vindos de Maceió, foram premiados pelo Secretário de Turismo, Cristovem Marcos, com o livro “Itaetê: Um Legado de Natureza e História”. Além disso, o secretário foi homenageado com uma placa em reconhecimento à sua contribuição para a promoção do turismo local.
Cristovem Marcos destacou a importância de investir no turismo de aventura como uma forma de evidenciar Itaetê no cenário nacional e internacional. “Este evento demonstra o potencial de nossa região e reforça a vocação de Itaetê como destino de ecoturismo e aventura, atraindo visitantes e fortalecendo a economia local”, afirmou o secretário. As informações são de assessoria.