O jornalista Anderson Sotero tem compartilhado suas experiências explorando os principais atrativos turísticos da Chapada Diamantina em seu blog, “Comoviajeiblog”. O site não só apresenta relatos pessoais detalhados, mas também uma coleção de postagens que destacam os deslumbrantes paraísos naturais da região, oferecendo aos leitores uma visão abrangente e inspiradora dos encantos locais.
“Comecei de forma bastante despretensiosa. A ideia inicial era relatar as viagens que passei a fazer e inspirar outras pessoas a fazerem os roteiros. Hoje, vejo que há acessos de pessoas do Brasil e de diferentes países. Conto detalhadamente a experiência de cada dia das viagens. Boa parte delas foram para a Chapada Diamantina, região que amo e reúne tantos atrativos incríveis em diferentes cidades”, conta o jornalista.
Entre os relatos compartilhados, o blog cobre uma variedade de destinos fascinantes, como Lençóis, Mucugê, Igatu, Rio de Contas, Morro do Chapéu, Vale do Capão, Itaitu, Ibicoara, Piatã e Jacobina. Além de explorar essas localidades, o blog destaca atrativos naturais impressionantes, incluindo as cachoeiras da Fumacinha, Buracão, Véu de Noiva e Ferro Doido, além da Cachoeira da Fumaça. Outros pontos de interesse abordados são a subida ao Pico do Barbado e do Itobira, o trekking pelo Vale do Pati, e os poços Azul e Encantado, entre muitos outros.
“Eu e meu companheiro temos paixão por viajar e por fotografia. A partir do material que produzimos para nós mesmos, comecei a fazer os relatos, vídeos para o YouTube e a alimentar um Instagram do blog. Recentemente, fizemos uma viagem para Lençóis, Vale do Pati e Rio de Contas, que rendeu a produção de um documentário em quatro episódios. Além de vídeos de paisagem, senti vontade de entrevistar as pessoas, sem que atrapalhasse a viagem. O objetivo principal é curtir o local”, acrescenta Sotero.
O jornalista também revela que, sempre que tem a oportunidade, retorna à Chapada Diamantina. “Não me canso. Aproveito qualquer folga. Adoro fazer trilhas, tomar banho frio de cachoeira. A Chapada é, sem sombra de dúvidas, uma das regiões mais bonitas do Brasil”, frisa. As fotos e vídeos são produzidas por Sotero e o companheiro, o assistente social e fotógrafo Flavimir Guimarães.
“Já fiz também reportagens freelancer para o jornal A Tarde sobre a Chapada. A divulgação é um retorno mínimo que podemos oferecer. Fizemos muitas amizades com guias, moradores e viajantes de outros estados. Sem perder de vista a necessidade de proteger da região e de se evitar visitas predatórias, o turismo na Chapada precisa ser cada vez mais incentivado”, destaca.
Natural de Salvador, o jornalista lançou seu blog em maio de 2016 e expressa seu amor pela região com entusiasmo. “Adoro a paz de Igatu. As cachoeiras imensas perto de Ibicoara. Os atrativos famosos ao redor de Lençóis. As grutas da Lapa Doce e dos Brejões. A água transparente da Pratinha. A imersão na natureza vivenciada no Vale do Pati. A cidade de Rio de Contas, cachoeiras e os Gigantes do Nordeste. Só citei alguns atrativos. Tem muito mais. Sou fã”, finaliza. Jornal da Chapada com informações do portal Criativa Online