Presidente licenciado da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho publicou na segunda-feira (2), em suas redes sociais, um vídeo em que comenta a importância da tarifa zero no transporte público de Salvador. Candidato a vereador, ele defende que o debate sobre o tema não se restrinja ao período eleitoral, mas entre na pauta da casa legislativa.
“Acho engraçado vários candidatos falando de tarifa zero, mas não debatem a importância do transporte 100% gratuito para os trabalhadores na cidade do Salvador, porque essa é uma questão essencial na cidade da exclusão social e do empobrecimento, para a população que sai de casa para procurar emprego. É vital levar esse debate para a Câmara Municipal”, disse o sindicalista.
No mesmo vídeo, Marcelo Carvalho também criticou os cortes nas linhas de ônibus – aprofundando a exclusão social e a dificuldade de deslocamento entre os extremos da cidade -, o preço mais elevado da passagem entre as capitais do Nordeste e a baixa qualidade do serviço, na contramão de uma “isenção absurda” de mais de R$ 200 milhões oferecidos às empresas concessionárias.
A tarifa zero, de acordo com Marcelo Carvalho, é uma bandeira de luta do movimento sindical e, desde a década de 1990, vem sendo aplicada com sucesso em dezenas de cidades do Brasil. As informações são de assessoria.