Um grande laboratório de produção de maconha foi desmantelado em Irecê, na Chapada Diamantina, por uma operação conjunta da FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) e das policiais militares CIPE Catinga e CIPE Semiárido, na última segunda-feira (16). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), o local operava como uma verdadeira fábrica de drogas, realizando a produção intensiva de maconha em todas as suas etapas.
No local, os policiais encontraram uma variedade de plantas, desde mudas pequenas até espécimes adultas prontas para colheita, além de algumas já processadas e embaladas. Também foi descoberto que, para acelerar a produção, os criminosos usavam um sistema motorizado de irrigação, além de adubação, para otimizar o cultivo do entorpecente.
Nas proximidades da plantação, foi descoberto um pavilhão equipado para o beneficiamento da droga, com instalações para secagem, empacotamento e pesagem. Um veículo destinado ao transporte do entorpecente também foi confiscado. Os responsáveis pela plantação conseguiram escapar antes da chegada das equipes policiais e estão sendo procurados pela polícia. Jornal da Chapada com informações do portal Vinny Publicidade.