Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Estudantes de Feira de Santana enaltecem história de Rio de Contas no documentário “Em Busca do Ouro do Conhecimento”

O documentário "Em Busca do Ouro do Conhecimento" conta a história do auge da mineração em Rio de Contas | FOTO: Reprodução |

Estudantes da Escola João Paulo I (JPI), de Feira de Santana, apresentaram no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) o documentário “Em Busca do Ouro do Conhecimento”. A obra exalta a história de Rio de Contas e ressalta o papel crucial do município como um importante centro de mineração durante o período colonial.

A produção foi registrada durante uma viagem pedagógica à cidade de Rio de Contas. Durante essa experiência, o estudante João Athur Campos compartilhou suas impressões e reflexões sobre a vivência na Chapada Diamantina, destacando as experiências enriquecedoras e o impacto cultural da região em sua formação pessoal e acadêmica.

“Foi incrível, uma imersão no conhecimento. Rio de Contas é lugar de muita luta e resistência. Não imaginava como muitas matérias que estudo em sala estariam na viagem”, salientou o estudante.

O lançamento do documentário contou com a presença de moradores de Rio de Contas. João Neto, proprietário da Pousada Rio de Contas, compareceu ao evento ao lado de sua esposa, Miriam Bulhosa. “Recebemos várias escolas e até pesquisadores acadêmicos, mas grupo que mais se identifica com nosso município e vive Rio de Contas é da João Paulo. Isso é tão forte, que a diretora Cassia Braz receberá título de Cidadã Rio-contense, algo de muita importância para nós, que estamos orgulhos”, comemorou. Jornal da Chapada com informações do portal Achei Sudoeste.

Sair da versão mobile