Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Professores de Lençóis utilizam jornal como ferramenta didática em formação continuada

Professores e coordenadores da rede municipal de educação de Lençóis participaram das formações continuadas | FOTO: Ascom/Prefeitura de Lençóis |

Professores e coordenadores da rede municipal de educação de Lençóis, na Chapada Diamantina, participaram, nesta quarta, 16, e quinta-feira, 17, de formações continuadas que utilizam o jornal como ferramenta didática em sala de aula. A iniciativa foi realizada pelo Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, em parceria com a Prefeitura Municipal.

As atividades foram ministradas pelas representantes do Programa, a coordenadora pedagógica Márcia Teixeira e a pedagoga Jéssica Gouveia.

O primeiro dia de encontro contou com a participação de professores e coordenadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os educadores discutiram a relação entre dinheiro e sociedade por meio de reportagens, com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre a influência do dinheiro nas interações sociais e econômicas.

A coordenadora Mônica Martins, da Escola Horácio de Matos, descreveu situações cotidianas em que fica evidente que os alunos estão cada vez mais influenciados pelo consumismo e pelas novas tecnologias, reforçando a importância de abordar esse tipo de tema em sala de aula.

“É preciso que eles (os alunos) saibam dos riscos da influência gerada pelas redes e da importância de conhecer o sistema monetário, com o propósito de despertá-los e familiarizá-los sobre como lidar com o dinheiro”, afirmou.

No segundo dia, a formação continuada foi voltada para professores e coordenadores do Ensino Fundamental I e II, que aprenderam sobre o processo de produção do jornal e sua relevância para a reflexão crítica de temas do cotidiano.

O professor André Santos, da Escola João Macário de Souza e José Pereira Macêdo, destacou que a escola exerce um papel que vai além da educação, sendo um centro que dinamiza diversas questões das comunidades.

“Foi nesse espaço (escola) que nasceu a ideia de empreendedorismo das mulheres que realizam a Feira Agroecológica da Volta do Américo, a partir da busca coletiva de alternativas para gerar renda para a comunidade. Ou seja, tudo acontece dentro ou por meio da escola”, ressaltou.

A secretária de Educação, Sibélia Viana, afirmou que a educação é um agente transformador na comunidade e que essa parceria vai fomentar o pensamento crítico sobre diversos assuntos do cotidiano que impactam diretamente a vida das pessoas. “É justamente despertar o olhar que a gente precisa”, concluiu Sibélia. As informações são do site A Tarde.

Sair da versão mobile