Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Inema participa de audiência em Irecê para proteger as reservas de Caatinga das serras de Uibaí e Ibipeba

Inema participa de audiência em Irecê para proteger as reservas de Caatinga das serras de Uibaí e Ibipeba | FOTO: Ascom/Sema |

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participou, na quarta-feira (13), de uma audiência pública em Irecê, com o objetivo de discutir a preservação das áreas de Caatinga nas serras de Uibaí e Ibipeba. O encontro, promovido pela Frente Parlamentar Mista Socioambientalista da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), reuniu representantes da comunidade local, especialistas e autoridades para debater os impactos de um empreendimento de energia solar na região, que tem gerado preocupações nas comunidades.

Durante o evento, a população expressou preocupação com sinais de possíveis desmatamentos e levantou questões sobre atividades que poderiam prejudicar a biodiversidade local. Em resposta, Welton Rocha, chefe de gabinete do Inema, garantiu que o órgão tomará medidas rigorosas, como vistorias e a suspensão do licenciamento, caso sejam identificadas irregularidades nas normas ambientais.

“A proteção da Caatinga e o respeito às comunidades tradicionais que nela vivem são prioridades para o Governo da Bahia. Se as normas ambientais forem descumpridas, agiremos com rigor para garantir que os empreendimentos não causem danos ao meio ambiente”, afirmou o chefe de gabinete.

| FOTO: Ascom/Sema |

Rocha também reafirmou o compromisso do Estado com a transparência e uma fiscalização rigorosa, assegurando que cada etapa do licenciamento ambiental é cuidadosamente analisada para evitar impactos irreversíveis aos ecossistemas. Ele destacou que a população conta com diversos canais para realizar denúncias, colaborando assim na verificação dos fatos pelo Inema.

A audiência também ressaltou a importância do diálogo contínuo entre autoridades e comunidades. Paulo Neiva, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Jacaré, reforçou o compromisso do comitê no combate ao desmatamento e ao desenvolvimento desordenado, destacando esforços para implementar medidas ambientais. “Estamos à disposição para somar forças, conscientes da importância dessa causa para o futuro da nossa comunidade”, afirmou Neiva.

| FOTO: Ascom/Sema |

Para o avanço na proteção da Caatinga em Irecê, o diálogo contínuo entre a Assembleia Legislativa, a Sema e o Inema é primordial. Com essa visão, o deputado Marcelino Galo, mediador do encontro, enfatizou que a colaboração entre as partes é necessário para a elaboração de políticas públicas voltadas à conservação do bioma e à fiscalização nas áreas protegidas. “Esse trabalho não apenas assegura a preservação ambiental, mas também garante o sustento e a qualidade de vida das comunidades que dependem da Caatinga”, concluiu Galo.porte baiano, em geral”, cita Luiz Fernando Gil, presidente da Federação Bahiana de Handebol (FBHb). As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile