A Prefeitura de Boa Vista do Tupim está realizando a campanha Dezembro Vermelho, com foco na conscientização sobre a prevenção e o combate ao HIV, à AIDS e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa também visa reforçar a assistência, a proteção e a promoção dos direitos das pessoas vivendo com essas condições.
A campanha enfatiza a importância de medidas preventivas contra o HIV, destacando o uso do preservativo, masculino ou feminino, como o método mais eficaz para evitar a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS e hepatites virais B e C.
A gestão municipal também ressalta os serviços oferecidos pelo SUS, que disponibiliza tecnologias e estratégias avançadas para a prevenção do HIV, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Além disso, busca facilitar o acesso ao diagnóstico precoce, garantindo maior eficácia no tratamento e cuidado com a saúde da população.
Qualidade de vida e tratamento
No Brasil, 92% dos pacientes em tratamento contra o HIV alcançaram a condição de indetectabilidade, um marco importante na luta contra o vírus. Esse estágio significa que a carga viral no organismo é tão baixa que não pode ser detectada em exames, impedindo a transmissão do vírus para outras pessoas.
Além de impedir a transmissão do HIV, a indetectabilidade é alcançada por meio de medicamentos antirretrovirais altamente eficazes, disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esses medicamentos atuam diretamente no controle da carga viral, permitindo que o sistema imunológico dos pacientes se recupere e funcione adequadamente.
Jornal da Chapada