Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeita de Morro do Chapéu comemora lançamento da Rota do Vinho na região chapadeira

Prefeita Juliana Araújo celebra o lançamento da Rota do Vinho da Chapada | FOTO: Divulgação |

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, comemorou o lançamento oficial da Rota do Vinho da Chapada Diamantina, na noite da última sexta-feira (6), durante o XI Bahia Vinho Show, realizado no Clube Espanhol, em Salvador. Para ela, a iniciativa pode transformar o enoturismo num novo vetor de desenvolvimento econômico para a região. O vice-prefeito da cidade, Vitor Araújo, participou do lançamento.

A Rota do Vinho, iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), visa estruturar e promover o turismo nas vinícolas dos municípios de Mucugê e Morro do Chapéu, destacando a qualidade dos vinhos locais e proporcionando aos visitantes uma experiência única, que inclui desde o contato com o cultivo das uvas até a degustação de vinhos premiados nacional e internacionalmente.

As vinícolas UVVA, em Mucugê, e Vaz, Santa Maria, Reconvexo e Sertania, em Morro do Chapéu, estão nesta rota. “Esses empreendimentos demonstram como nossa terra é fértil não apenas na natureza exuberante, mas também no desenvolvimento econômico sustentável. A Rota do Vinho, sem dúvidas, vai desenvolver muito o enoturismo na nossa região”, destacou a prefeita.

“Estamos trabalhando incansavelmente para potencializar o enoturismo em nossa cidade. Temos atuado em parceria com empresários do setor, promovendo investimentos estratégicos para consolidar Morro do Chapéu como a maior referência em enoturismo na Bahia e no país. Este é um momento de celebração, mas também de reafirmar nosso compromisso em gerar emprego e renda, fortalecendo nossa economia”, acrescentou.

A prefeita revelou que outras vinícolas estão em fase de implantação na cidade e, com isso, Morro do Chapéu tem ainda muito potencial para desenvolver o enoturismo. “Morro está se tornando um grande polo de vitivinicultura e hoje é a maior cidade em enoturismo da região da Chapada Diamantina. Vamos continuar investindo e estimulando esse setor, que é um grande vetor de desenvolvimento”, salientou.

Morro do Chapéu é oficialmente a capital do vinho da Chapada Diamantina, graças à Lei 14.683, sancionada pelo Governo da Bahia no início desse ano. O projeto, de autoria do deputado Pedro Tavares (União Brasil), foi aprovado em dezembro do ano passado pela Assembleia Legislativa (ALBA). As informações são do site Classe Política, parceiro do Jornal da Chapada.

Sair da versão mobile