Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Secretário de Turismo informa controle parcial do incêndio florestal na Serra de Santana em Piatã

Ricardo Xavier afirmou que o combate ao incêndio na Serra da Santana continua de forma intensiva e estratégica | FOTO: Montagem do JC |

O secretário de Turismo e chefe da Brigada Altitude Ambiental, Ricardo Xavier, atualizou as informações sobre o combate ao incêndio florestal que atinge a Serra da Santana, em Piatã, desde quarta-feira (2). Ele destacou que, graças aos esforços contínuos das equipes de bombeiros, brigadistas voluntários, aeronaves e outros profissionais envolvidos, grande parte do incêndio foi extinta, restando apenas uma área para ser controlada.

“Conseguimos controlar hoje o incêndio na frente voltada para uma comunidade, onde concentramos nossos esforços e alcançamos êxito. No entanto, ainda há uma outra frente no lado esquerdo que está sendo combatida, com um ponto crítico que requer atenção contínua”, ressaltou Ricardo Xavier.

Para intensificar o combate às chamas, duas aeronaves estão sendo utilizadas, além da atuação de bombeiros e brigadistas voluntários. A empresa de mineração Brazil Iron também se mobilizou, oferecendo apoio logístico e recursos para fortalecer as ações de controle do incêndio na Serra da Santana.

A expectativa é de que, nas próximas horas, o incêndio seja totalmente controlado, desde que não ocorram imprevistos que possam complicar as operações. As equipes de combate seguem intensificando os esforços, com a previsão de que, caso as condições climáticas e operacionais permaneçam favoráveis, as chamas sejam extintas de forma definitiva, proporcionando alívio para a comunidade e a região afetada.

Para contribuir na prevenção aos incêndios florestais, é fundamental que a população desempenhe seu papel, denunciando queimadas ilegais e evitando o uso de fogo em áreas de vegetação. Além disso, é importante apoiar os brigadistas e colaborar com a doação de alimentos, água e outros materiais essenciais para as equipes de combate e resgate.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile