O município de Itaberaba, conhecida como o portal de entrada da Chapada Diamantina, figura entre as 20 cidades brasileiras que registraram temperaturas acima de 38°C, segundo o ranking do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Os dados são referentes às medições realizadas no último sábado (4) e incluem outros municípios baianos.
Em um sábado de calor intenso, Itaberaba atingiu a marca de 38,3°C. A alta temperatura levou a população a redobrar os cuidados com a hidratação e a buscar formas de amenizar os efeitos do clima, como evitar a exposição prolongada ao sol e priorizar locais frescos.
Apesar dos dados alarmantes, a tendência de altas temperaturas em Itaberaba deve ser interrompida na próxima terça-feira, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município deve registrar temperaturas variando entre 21°C e 35°C, com muitas nuvens no céu e possibilidade de chuvas isoladas, trazendo alívio ao calor intenso que marcou os últimos dias.
Além de Itaberaba, outros municípios da Bahia também se destacaram no ranking das temperaturas mais altas do país. Barra alcançou o 3º lugar, com impressionantes 39,1°C, enquanto Ibotirama ficou na 10ª posição, registrando 38,5°C.
Municípios baianos que também marcaram presença na lista das 20 localidades mais quentes do país incluem Brumado, com 38,1°C, Euclides da Cunha e Ribeira do Amparo, ambas registrando 38°C, além de Delfino, com 37,6°C. Jornal da Chapada com informações do portal Metrópoles