Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Presidente da Câmara de Conquista se reúne com secretária das Mulheres e reafirma compromisso com bancada feminina

Ivan Cordeiro recebe Neusa Cadore na Câmara Municipal | FOTO: Divulgação |

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Ivan Cordeiro (PL) recebeu a visita, na tarde desta sexta-feira (10), da titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres/SPM do Estado da Bahia, Neusa Cadore, que esteve acompanhada da vereadora Márcia Viviane (PT) e de assessoras.

Em Conquista para apresentação do Selo Lilás, certificação da SPM que promove a valorização das mulheres e a igualdade de gênero no mundo do trabalho, Neusa Cadore destacou a importância de participação das diversas instituições no combate a toda forma de violência contra as mulheres.

Pesquisas indicam que 80% das mulheres conhecem ou já presenciaram situações de assédio no trabalho; mulheres recebem 19,4% a menos que os homens; em cargos de gestão, a diferença de remuneração chega a 25,2%. “Dados que reforçam a necessidade de iniciativas como o Selo Lilás”, disse Cadore.

Durante a conversa, Ivan Cordeiro voltou a afirmar o compromisso da mesa diretora da Casa de criar e estruturar a primeira bancada feminina da Câmara, que passou de duas mulheres na legislatura anterior para as quatro atuais representantes, o que significa, todavia, apenas 17% do número de cadeiras.

Ivan Cordeiro destacou que o Congresso Nacional elegeu, nas eleições de 2022, a maior bancada feminina da história, sendo 91 deputadas federais (eram 77, um aumento de 18%) e 15 senadoras (eram 12). Na Assembleia Legislativa da Bahia, das 63 cadeiras, apenas oito são ocupadas por mulheres.

“Nosso papel é manter o diálogo para que a partir desta legislatura as mulheres tenham mais força de atuação na Câmara, lembrando que o protagonismo é sempre delas, das mulheres. Inclusive temos uma mulher na Mesa Diretora, Cris Rocha, sensível à causa e que será uma forte interlocutora nesses temas junto com as demais parlamentares”, afirmou Ivan Cordeiro. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile