Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Setur-BA oferece cursos de capacitação para mais de 300 pessoas no setor de turismo em Itaitu

Setur-BA oferece cursos de capacitação para impulsionar o setor de turismo na Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução |

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) promoveu cursos de capacitação para qualificar mais de 300 pessoas no setor turístico, abordando temas como empreendedorismo, atendimento ao turista LGBTQIAPN+ e higienização de alimentso comunitários. As atividades aconteceram na Associação Comercial e Industrial (Acija), em Itaitu, com a participação de representantes de municípios como Miguel Calmon, Ourolândia, Caém, Saúde, Mirangaba e Capim Grosso.

“Essa iniciativa é fundamental para qualificar a mão de obra do setor hoteleiro e de bares e restaurantes, além dos guias e condutores. Recebemos muitos feedbacks positivos e, com base nisso, continuaremos buscando mais avanços em nossa região. Agradecemos à Setur-BA, pela parceria e dedicação”, destacou o diretor de Turismo de Jacobina, Gabriel Lopes, conforme informações da Agência de Notícias da Setur-BA.

De acordo com Juliana Araújo, diretora de Qualificação da Setur-BA, a iniciativa contribui para impulsionar o turismo nas localidades atendidas. “A Chapada Norte é um convite ao ecoturismo, com trilhas, cachoeiras, balneários e aves para observação. No esporte, destacam-se a pista de voo livre e competições de motocross. Existem, também, produções associadas ao turismo, como fabricação de doces e artesanato, além de um quilombo urbano. Com planejamento e bons serviços, o setor se desenvolve. Escolhemos 2025 como o ano das capacitações, que alcançarão as 13 zonas turísticas do estado”, disse.

Os cursos, realizados por meio do programa ProQualy, fazem parte da programação do Workshop Horizontes do Turismo Sustentável – Preparar, Acolher e Avançar Economicamente, que visa capacitar profissionais e fortalecer o setor turístico de forma sustentável e estratégica.

A representante da cidade de Miguel Calmon, Ingrid Vieira, ressaltou a importância do projeto. “Foi importante a capacitação ter o módulo do turismo de base comunitária, que é muito promissor em nosso município, para onde estou levando conhecimentos que irão contribuir no desenvolvimento sustentável de comunidades locais”, contou. Jornal da Chapada com informações do portal BNews.

Sair da versão mobile