A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) promoveu cursos de capacitação para qualificar mais de 300 pessoas no setor turístico, abordando temas como empreendedorismo, atendimento ao turista LGBTQIAPN+ e higienização de alimentso comunitários. As atividades aconteceram na Associação Comercial e Industrial (Acija), em Itaitu, com a participação de representantes de municípios como Miguel Calmon, Ourolândia, Caém, Saúde, Mirangaba e Capim Grosso.
“Essa iniciativa é fundamental para qualificar a mão de obra do setor hoteleiro e de bares e restaurantes, além dos guias e condutores. Recebemos muitos feedbacks positivos e, com base nisso, continuaremos buscando mais avanços em nossa região. Agradecemos à Setur-BA, pela parceria e dedicação”, destacou o diretor de Turismo de Jacobina, Gabriel Lopes, conforme informações da Agência de Notícias da Setur-BA.
De acordo com Juliana Araújo, diretora de Qualificação da Setur-BA, a iniciativa contribui para impulsionar o turismo nas localidades atendidas. “A Chapada Norte é um convite ao ecoturismo, com trilhas, cachoeiras, balneários e aves para observação. No esporte, destacam-se a pista de voo livre e competições de motocross. Existem, também, produções associadas ao turismo, como fabricação de doces e artesanato, além de um quilombo urbano. Com planejamento e bons serviços, o setor se desenvolve. Escolhemos 2025 como o ano das capacitações, que alcançarão as 13 zonas turísticas do estado”, disse.
Os cursos, realizados por meio do programa ProQualy, fazem parte da programação do Workshop Horizontes do Turismo Sustentável – Preparar, Acolher e Avançar Economicamente, que visa capacitar profissionais e fortalecer o setor turístico de forma sustentável e estratégica.
A representante da cidade de Miguel Calmon, Ingrid Vieira, ressaltou a importância do projeto. “Foi importante a capacitação ter o módulo do turismo de base comunitária, que é muito promissor em nosso município, para onde estou levando conhecimentos que irão contribuir no desenvolvimento sustentável de comunidades locais”, contou. Jornal da Chapada com informações do portal BNews.