Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Inserção gratuita do DIU contribui para planejamento familiar e saúde das mulheres em Utinga

A inserção gratuita do DIU tem contribuído para o planejamento familiar em Utinga | FOTO: Montagem do JC |

A Prefeitura de Utinga está oferecendo gratuitamente o Dispositivo Intrauterino (DIU) como parte de uma iniciativa para promover o planejamento familiar e a saúde das mulheres no município. O serviço, iniciado em maio de 2024, continua a beneficiar as mulheres da cidade, proporcionando acesso a um método contraceptivo seguro e eficaz.

A inserção do DIU é realizada em mulheres que demonstram interesse e que atendem aos requisitos necessários para o procedimento. Aquelas que desejam obter mais informações ou iniciar o processo de inserção podem procurar um posto de saúde de referência ou se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde, onde serão orientadas sobre os passos a seguir e a importância desse método contraceptivo.

Vale ressaltar que, além do DIU, outros métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS continuam disponíveis nos postos de saúde. Dessa forma, as mulheres têm acesso a opções que possibilitam o planejamento familiar e contribuem para a redução dos índices de gravidez indesejada no município, que atualmente chega a 50% dos casos.

Saiba mais sobre o DIU
O Dispositivo Intrauterino (DIU) é um método contraceptivo eficaz, de longa duração, inserido no útero para prevenir a gravidez. Ele pode ser de cobre ou hormonal, e sua principal função é alterar o ambiente uterino, dificultando a fecundação do óvulo e impedindo a implantação do embrião. O DIU é um dos métodos mais seguros e requer apenas a inserção inicial, sem a necessidade de manutenção diária.

Sua importância está na praticidade e alta taxa de eficácia, tornando-se uma opção importante para mulheres que desejam evitar a gravidez sem precisar se preocupar com métodos diários, como pílulas. Além disso, o DIU oferece benefícios para a saúde reprodutiva, ajudando a planejar o número de filhos e a reduzir as taxas de gravidez indesejada.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile