CidadesCuriosidadesMenu Principal

Encerra nesta quarta em Miguel Calmon ação gratuita para inserção de DIU

foto67
A ação é idealizada pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto | FOTO: Reprodução |

Mulheres do centro-norte do estado interessadas na colocação de dispositivos intrauterinos (DIU) tem até esta quarta-feira (dia 13) para se submeterem ao procedimento oferecido gratuitamente no Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon, através Programa Saúde da Mulher. A ação é idealizada pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, em parceria com a Fazenda Molhadinha, localizada na região. As mulheres selecionadas passaram por acolhimento, exames ginecológicos, beta HCG e palestras sobre planejamento familiar também no município de Miguel Calmon, na última semana.

O objetivo da ação é evitar a gravidez indesejada na região e conscientizar as mulheres sobre o uso de anticoncepcionais. “Após a realização de todo o procedimento de inserção do DIU, as mulheres serão acompanhadas na fase de adaptação pelas Unidades de Saúde dos municípios”, explica a voluntária Viviane Bastos. Kely Matos, beneficiada pelo programa, lembra da microcefalia, doença causada pelo vírus da Zika. “Esse programa das Voluntárias Sociais é muito importante, hoje estamos vivendo uma epidemia da microcefalia e a população carente não possui condições financeiras para colocar o DIU”, afirma.

Muitas mães estão acompanhando as filhas jovens no programa. É o caso de Joilce Santos, mãe de Isis Santos, que explica a preocupação por sua filha já possuir um filho. “A inserção do DIU é um método de prevenção que vai me deixar um pouco despreocupa. Minha filha já tem um filho e nossa família no momento não tem condições de crescer mais”, comenta. O DIU é um dispositivo anticoncepcional que é inserido no útero por um médico especialista. A ação contempla mulheres das cidades de Miguel Calmon, Várzea Nova, Várzea do Poço, Ourolândia, Mirangaba, Quixabeira, Capim Grosso e Caldeirão Grande.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios