Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Comunidade do Curupati celebra reinauguração do Terreiro Peji da Pedra Branca de Oxóssi em Lençóis

O Mestre Damaré assinou o acordo de reparação do terreiro no dia 6 de dezembro de 2024 | FOTO: Montagem do JC |

A comunidade do Curupati, em Lençóis, celebrará neste sábado (3) a reinauguração do Terreiro Peji da Pedra Branca de Oxóssi, um espaço fundamental para a ancestralidade e a fé local. O evento acontece como resultado de um acordo de reparação firmado pelo presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio/MMA), após a demolição indevida do terreiro durante uma ação de fiscalização no Parque Nacional da Chapada Diamantina, em julho de 2024.

A reconstrução do Terreiro Peji da Pedra Branca de Oxóssi, realizado na mesma localização e com as condições originais, foi concluída com o acompanhamento da equipe técnica do Instituto Chico Mendes. O espaço, que agora está renovado e preserva sua importância histórica e religiosa, retoma sua função como um ponto de conexão ancestral.

O evento contará com a presença de Gilberto Tito de Araújo, conhecido como Mestre Damaré, uma das mais respeitadas lideranças religiosas da região. Sua atuação é referência na preservação das tradições do Jarê, expressão religiosa de matriz africana fortemente enraizada na cultura local.

Durante a celebração, também será destacado o Dia Municipal do Jarê, com momentos dedicados ao reconhecimento das contribuições históricas, espirituais e culturais dessa religião para os povos da Chapada Diamantina, reforçando sua importância na construção da identidade regional.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile