• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Economia

#Chapada: Bahia amplia liderança em energia limpa com inauguração do Complexo Eólico Pedra Pintada

Inaugurado entre Umburanas e Ourolândia, Complexo Pedra Pintada reforça papel estratégico do estado na transição energética e na geração de empregos.

Estagiário 2 por Estagiário 2
7 junho 2025 - 14h15
no Cidades, Curiosidades, Economia, Menu Principal, Top
0
#Chapada: Bahia amplia liderança em energia limpa com inauguração do Complexo Eólico Pedra Pintada

Vista aérea dos aerogeradores instalados no sertão baiano | FOTO: Divulgação |

A Bahia deu mais um passo rumo ao protagonismo nacional na produção de energia limpa com a inauguração, neste sábado (7), do Complexo Eólico Pedra Pintada. Localizado entre os municípios de Umburanas e Ourolândia, o empreendimento da Enel Green Power Brasil, braço de energia renovável da Enel, reforça a matriz sustentável do estado e marca mais uma importante conquista no setor. O evento de inauguração contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, de executivos e representantes da empresa e do senador Jaques Wagner.

O chefe do executivo baiano destacou a importância do parque eólico para construir um ambiente favorável para a transição energética. “Um parque como este, que vem se instalar aqui em Ourolândia, o investimento é de médio prazo. Outra importância da gente poder estar aqui em Pedra Pintada é a nossa alegria de ver a geração de empregos. A Bahia está se destacando como um forte potencial energético das energias renováveis, energia eólica, energia solar e biomassa”, indicou o governador.

“Isto é parte do nosso grande parque de geração que temos no Brasil, mas grande parte distribuída na Bahia. A Bahia, em particular, representa um dos lugares com os melhores recursos, solar e, sobretudo, eólico. Por isso, as condições para desenvolver crescimento, emprego e renda, são ótimas. O suporte por parte do Governo do Estado sempre foi muito positivo para incentivar esse tipo de empreendimento dando visibilidade sobre as áreas com maior recurso eólico”, explicou Antonio Scala, CEO da Enel Brasil. Este é o 11º parque da Enel na Bahia, sendo nove eólicos e dois solares.

Com capacidade instalada de 194 MW, o complexo é composto por 43 aerogeradores e tem potencial para produzir, anualmente, 894 GWh de energia, volume suficiente para abastecer aproximadamente 435 mil residências. O projeto, que recebeu um investimento de R$ 1,8 bilhão, também tem impacto significativo na redução de emissões de gases de efeito estufa, evitando a emissão de 374 mil toneladas de CO₂ por ano.

Durante as obras, mais de dois mil empregos foram gerados, sendo 51% das vagas ocupadas por trabalhadores locais, o que impulsionou diretamente a economia da região.

“A cada momento, o governador Jerônimo Rodrigues vem atualizando e fortalecendo a política de atração de empreendimentos com base em programas e incentivos. Recentemente, foi lançado o Proteiner, que é o programa de transição energética do Estado. A Bahia é pioneira neste programa. Nós acreditamos que o ecossistema existente no território baiano, traz a atenção dos investidores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.

Com a entrada em operação do Complexo Eólico Pedra Pintada, a Bahia reafirma sua liderança na geração de energia eólica no Brasil e reforça seu papel estratégico na transição energética, se alinhando as metas globais de sustentabilidade e à criação de um futuro mais verde para todos.

Atualmente, a Bahia tem 227 parques eólicos em operação, com 5,9 GW de potência instalada, que investiram R$ 23 bilhões e geraram mais de 89 mil empregos na fase de construção em toda cadeia produtiva. As informações são de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: bahiachapada diamantinaEnergia renovávelOurolândiaPedra Pintada
Post Anterior

#Chapada: Mulher morre após complicações da COVID-19 em São Gabriel

Próximo Post

#Chapada: Prefeito de Iaçu recebe novos equipamentos agrícolas para reforçar infraestrutura do município

Próximo Post
#Chapada: Prefeito de Iaçu recebe novos equipamentos agrícolas para reforçar infraestrutura do município

#Chapada: Prefeito de Iaçu recebe novos equipamentos agrícolas para reforçar infraestrutura do município

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.