• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Economia

#Economia: Governo publica medidas para substituir alta do IOF

Medidas incluem unificação do IR sobre investimentos, taxação de LCI e LCA, e alívio no IOF para empresas e investidores estrangeiros.

Estagiário 2 por Estagiário 2
11 junho 2025 - 21h23
no Cidades, Curiosidades, Economia, Menu Principal
0
#Economia: Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,5% para 4,55%

Câmara vota isenção de IR para até R$ 5 mil | FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo |

Após intensa pressão do Congresso e do mercado financeiro, o governo federal publicou nesta terça-feira (11) um novo decreto com as medidas que substituirão o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado no fim de maio e amplamente criticado. O texto também detalha as mudanças propostas em tributos como o Imposto de Renda sobre aplicações financeiras e reforça a estratégia da equipe econômica para recompor a arrecadação.

Entre os destaques, está a proposta de unificação da alíquota do Imposto de Renda sobre investimentos em 17,5%, com exceção dos títulos incentivados, como LCI e LCA, que passarão a ser taxados em 5% – atualmente, são isentos. A medida beneficia aplicações de prazo mais curto, que hoje são mais tributadas, mas eleva a carga para investimentos mantidos por mais de dois anos, cuja alíquota atual é de 15%.

Além disso, o governo também confirma a redução da alíquota de IOF sobre empréstimos a empresas, especialmente para MEIs e optantes do Simples Nacional. Haverá também diminuição do IOF sobre o seguro de vida com prêmio por sobrevivência (VGBL), ajustes na cobrança sobre Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) e isenção de IOF sobre o retorno de investimentos estrangeiros diretos no país.

Proposta foi apresentada a líderes na casa de Hugo Motta
As medidas foram antecipadas no domingo (8), durante uma reunião na casa do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). No encontro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, buscou apoio político para apresentar um novo pacote que substituísse o aumento do IOF sem comprometer a arrecadação.

O próprio Haddad reconheceu que a repercussão do decreto original, editado em maio, foi negativa e que ajustes eram necessários. O governo chegou a revogar a alta do IOF sobre fundos no exterior no mesmo dia em que publicou o decreto, reduzindo em cerca de R$ 1,4 bilhão o potencial de arrecadação. No Congresso, mais de 20 projetos foram apresentados para derrubar o texto original.

Veja os principais pontos do novo pacote

• Recalibragem do IOF:

• Redução de 80% do IOF sobre operação de risco sacado para empresas;

• Redução do IOF no VGBL;

• Cobrança de IOF (0,38%) sobre aquisição primária de cotas de FIDCs;

• Isenção de IOF no retorno de investimento estrangeiro direto.

Compensações para manter a arrecadação:

• Tributação de 5% no IR sobre LCIs e LCAs (hoje isentas);

• Tributação uniforme de 17,5% no IR para demais aplicações (atualmente varia de 22,5% a 15%);

• Aumento da tributação sobre apostas esportivas para 18% sobre a receita líquida (GGR);

• Tributação de criptoativos;

• Padronização da CSLL de fintechs e bancos, com fim da alíquota de 9% e faixa de 15% a 20%;

• Revisão das regras de compensação de créditos tributários, para evitar abusos;

•Correção de distorções no mercado de títulos e valores mobiliários;

• Meta de redução de gasto tributário em pelo menos 10%. As informações são do site G1.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: Imposto de RendainvestimentosIOFReforma tributária
Post Anterior

#Novidade: Academia para evangélicos na Bahia só toca música gospel e tem alas separadas para homens e mulheres; saiba mais

Próximo Post

#Chapada: Decisão contra coolers no São João de Itaberaba revolta população e acende discussão sobre liberdade de consumo

Próximo Post
#Chapada: Decisão contra coolers no São João de Itaberaba revolta população e acende discussão sobre liberdade de consumo

#Chapada: Decisão contra coolers no São João de Itaberaba revolta população e acende discussão sobre liberdade de consumo

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.