Importador da carne do Brasil, as taxações de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem afetar o preço dos hambúrgueres no país. O país vive uma queda na produção da carne bovina e precisa, cada vez mais, importar de outros países, sendo que os principais fornecedores são brasileiros.
Especialistas acreditam que, devido ao aumento da tarifa, as importações brasileiras irão reduzir, graças à busca de empresários por impostos mais baratos em outros países. Ainda há a possibilidade de que as importações da carne bovina cessem por completo, a depender do cenário da guerra comercial promovida por Trump.
Este ano a produção norte-americana de carne reduziu cerca de 2%, equivalente a 11,97 milhões de toneladas. A redução foi causada após reduções de rebanhos, ocorridas ao longo de algumas décadas, além da proibição de importação de animais do México, causada por pragas. Assim, os fabricantes de alimentos tem buscado na importação uma alternativa.
As compras de carne bovina brasileira mais que dobraram em 2024, quando foram registradas cerca de 175 mil toneladas importadas, equivalente a 21% de todas as importações dos EUA. As taxações do impostas pelos EUA iriam provocar um imposto equivalente a US$ 1,68 por kg (R$ 9,37), o que seria repassador para os consumidores final.
Vale lembrar que, além da carne, o Brasil também é o principal exportador de café e suco de laranja para os EUA. Com o início da taxação, prevista para 1° de agosto, é esperado que esses produtos também sofrem reajustes, ficando mais caros para os norte-americanos. As informações são do site Bnews.














































