Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na última sexta-feira (11) contra um policial civil nos municípios de Itatim e Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. A ação faz parte da segunda fase da ‘Operação Sangue Oculto’, que investiga a morte de oito pessoas, incluindo três adolescentes, durante uma abordagem policial realizada em julho de 2023.
Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), os mandados foram cumpridos nos endereços residencial e profissional do policial investigado, cuja identidade não foi divulgada pelas autoridades. Durante a ação, foram apreendidos um telefone celular e outros dispositivos eletrônicos que podem contribuir com o andamento das investigações. O material coletado será analisado para verificar possíveis vínculos com os fatos ocorridos durante a abordagem policial que resultou nas mortes.
Entre as vítimas da ação policial estão seis homens e duas mulheres, três deles adolescentes — sendo a mais jovem com apenas 13 anos. Em junho de 2023, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) identificou indícios de que os envolvidos possam ter sido executados, além de suspeitas de alteração da cena do crime. Diante das evidências, a Justiça determinou o afastamento dos policiais militares investigados pela participação na operação.
Na primeira fase das investigações, mandados de apreensão foram cumpridos em várias cidades, entre elas Salvador, Feira de Santana, Itaberaba, Iaçu e Castro Alves. A operação envolveu a coleta de materiais essenciais para o andamento do caso. As investigações continuam em curso, com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os possíveis envolvidos em irregularidades durante a ação policial. Jornal da Chapada com informações do portal Ibahia.
















































