A maioria dos brasileiros não aprova uma possível anistia aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro. O levantamento, realizado pelo Datafolha, foi divulgado nesta sexta-feira (1º/8).
De acordo com a pesquisa, 55% dos brasileiros são contra a anistia e 35% a favor. Essa é a quarta pesquisa sobre o tema. Mostra estabilidade em relação à última, realizada em abril, quando 56% eram contra e 37%, a favor.
Na comparação com a primeira pesquisa sobre o assunto, feita em março de 2024, observa-se uma redução na resistência à anistia: à época, 63% eram contrários e 31%, favoráveis.
Em março de 2024, 63% dos entrevistados desaprovavam a anistia e 31% eram a favor. Já em dezembro foi de 62% e 33%, respectivamente.
A pesquisa foi realizada entre terça-feira (29/7) e quarta-feira (30/7). Foram ouvidas 2.004 pessoas, com margem de erro de dois pontos para mais ou menos.
O coro a favor da anistia tem sido reforçado pela família Bolsonaro, tendo em vista que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está respondendo no Supremo Tribunal Federal (STF) a um processo que apura uma possível trama golpista para anular as eleições de 2022. A anistia incluiria Bolsonaro, livrando-o de uma possível condenação. As informações são do site Metrópoles.















































