Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Vindima da Vinícola Vaz reúne mais de 300 pessoas e celebra sucesso do enoturismo em Morro do Chapéu

Ao lado de políticos e empresários, a prefeita Juliana Araújo comemorou o crescimento do mercado de vinhos em Morro do Chapéu | FOTO: Divulgação |

A Vinícola Vaz realizou no último sábado (2) sua Vindima de Inverno, evento que marca a colheita das uvas e celebra o fortalecimento do enoturismo em Morro do Chapéu, considerada a Capital do Vinho da Chapada Diamantina. A ocasião reuniu cerca de 300 pessoas, além de autoridades, empresários, produtores e visitantes em uma experiência que alia cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

Entre os presentes, estiveram a prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, o prefeito de Areal-RJ, Gutinho Bernardes, e o ex-senador Roberto Muniz, além de Jairo Vaz, proprietário da vinícola e um dos precursores da vitivinicultura na região. Eles destacaram a importância do evento para a consolidação do município como polo vitivinícola da Bahia.

Durante o evento, Juliana Araújo e Gutinho Bernardes assinaram o termo de cidades-irmãs de Morro do Chapéu e Areal, que concentra a maior produção de uvas e vinhos do Rio de Janeiro. Eles já haviam sinalizado o termo durante a 12ª edição do Rio Wine & Food Festival, realizado no Rio Janeiro, em junho passado.

A prefeita Juliana Araújo ressaltou o simbolismo da vindima para o município, destacou o crescimento do turismo e o grande potencial de Morro do Chapéu para a vitivinicultura. “Todo mundo quer vir para Morro do Chapéu, quer conhecer Morro do Chapéu, quer conhecer o clima, a magia da nossa cidade. E isso me deixa extremamente orgulhosa”, afirmou.

Ela disse que o município desenvolve o projeto para fazer o Caminho dos Vinhos, que consiste em uma rota pelas vinícolas da cidade. Hoje, são dez vinícolas, sendo cinco em funcionamento e outras cinco em fase de implantação. “No ano que vem, temos um projeto já licitado de fazer a entrada dessa avenida, que é o Caminho dos Vinhos. Temos quatro vinícolas nessa avenida”, disse.

A Vindima de Inverno contou com uma programação especial, que incluiu a tradicional pisa das uvas, apresentações musicais, gastronomia regional e degustação de rótulos produzidos na própria vinícola. Os participantes, que vieram de diversas regiões da Bahia e até de outros estados, puderam conhecer produtos feitos por artesãos locais.

A prefeita pontuou que Morro do Chapéu tem registrado um grande crescimento e tem atraído investidores. Ela citou como exemplo a abertura de diversos loteamentos e frisou que a prefeitura tem adotado medidas para fomentar o desenvolvimento e busca novos investidores. “Morro do Chapéu tem um potencial imenso para o turismo, e nós já estamos vendo esse sonho se tornar realidade. Isso representa crescimento econômico e geração de emprego e renda para o nosso povo”, salientou.

A Vaz, inclusive, tem um rótulo premiado na Grande Prova Vinhos do Brasil 2025, considerada a maior degustação às cegas de rótulos nacionais. Trata-se do Ferro Doido Malbec, que ficou com nota 92, assim como o Reconvexo Reserva Syrah, da vinícola Reconvexo, também de Morro do Chapéu. Ambos são considerados os melhores vinhos da Bahia por conta da premiação. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile