Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: ICMBio busca solução para bloqueio de estrada de acesso ao Parque Nacional da Chapada Diamantina

O bloqueio da estrada de acesso ao Parque Nacional da Chapada Diamantina tem gerado revolta entre moradores e turistas | FOTO: Reprodução |

Após uma série de denúncias sobre o fechamento de uma estrada que dá acesso ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que realizará uma consulta pública com os órgãos competentes para resolver a situação. A via, localizada entre o condomínio rural Portais da Chapada e a comunidade de Estiva Nova, na Estrada do Guiné, município de Mucugê, é considerada uma estrada de servidão, fundamental para o acesso ao parque e à circulação na região.

Segundo denúncias de associações de moradores de Três Cancelas, Estiva Nova e do Portais da Chapada, a estrada foi fechada com arame farpado e uma cancela por uma mulher identificada como Paola Tôrres. Ela teria herdado a residência da região de uma antiga moradora, conhecida como ‘Monja’, que faleceu, e desde então estaria insatisfeita com a passagem de pessoas pelo local para chegar ao parque.

O ICMBio esclareceu que a residência construída dentro da área do parque será alvo de um processo administrativo para desapropriação e indenização, a fim de regularizar a situação dentro dos limites da unidade de conservação. A medida visa garantir que a área continue acessível e respeite a legislação ambiental vigente.

“É um completo absurdo que alguém se ache no direito de fechar essa passagem, prejudicando o acesso ao parque, às trilhas e à comunidade que depende dessa estrada”, afirma um dos denunciantes, que prefere manter o anonimato.

Além de ser uma rota de acesso ao parque, a via interditada é usada pelas brigadas de combate a incêndios, especialmente durante os períodos de seca, e também dá acesso a trilhas que levam ao Rio Preto, ao Vale do Pati, a diversas grutas e à região próxima ao clube AABB, em Mucugê, configurando um caminho estratégico e indispensável para a circulação e exploração das áreas do parque.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile