A Brazil Iron, em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), iniciou na última terça-feira (19) as obras de construção das Estações de Tratamento de Água (ETAs) nas comunidades de Bocaina de Cima, Bocaina de Baixo e Mocó, em Piatã. A iniciativa tem como objetivo garantir o fornecimento de água de qualidade para os moradores da zona rural do município.
As novas estações de tratamento de água representam um passo importante para o fortalecimento da infraestrutura local e para a promoção de melhores condições de vida nas comunidades beneficiadas. A primeira unidade, que será implantada na localidade de Mocó, simboliza o começo de um projeto mais amplo, cujo propósito é assegurar que as famílias recebam em suas próprias casas água tratada, de forma contínua e com a qualidade necessária para o consumo e uso diário.
O evento que marcou o anúncio do início das construções das ETAs foi realizado no município Piatã e contou com a presença do gestor local, Marcos Paulo (PSD), além do prefeito de Abaíra, Wellington Barbosa (PSD), e do prefeito de Jussiape, José Luz (Avante). Também estiveram presentes os vereadores dos três municípios e os deputados estaduais Júnior Muniz, Niltinho, Fabíola Mansur e Eduardo Salles, o assessor especial do Ministério da Casa Civil, Marcelo Emerenciano, e o ex-deputado federal e presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto.
Para o presidente da CBPM, Henrique Carballal, a ação traduz o modelo de mineração sustentável e inclusiva adotado na Bahia. “Se quando nós retiramos uma riqueza do solo e essa riqueza não faz com que o cidadão que está sobre aquela terra tenha dignidade, moradia, saneamento, educação para seus filhos, saúde e efetivamente a construção plena da cidadania, nós não estamos cumprindo nosso papel”, destaca.
Ele acrescentou que a construção das ETAs mostra como a mineração pode estar a serviço da população. “A construção dessas estações é um exemplo de como a mineração pode e deve estar a serviço das pessoas, garantindo saúde, oportunidades, qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico às comunidades. E é com esse compromisso da CBPM”, afirma Carballal.
Segundo informações do Bahia Notícias, a gestão de Piatã afirma que a construção das estações de tratamento de água é um investimento em qualidade de vida, proporcionando mais dignidade e atenção à saúde das famílias das comunidades rurais beneficiadas pelo projeto.
O vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron, Emerson Souza, destacou o papel da empresa como apoiadora do projeto. “Nosso papel é de apoio, atuando de forma a facilitar e agilizar a execução da obra pela prefeitura, garantindo que as comunidades de Piatã tenham acesso à água potável”.
Emerson Souza reforçou ainda o impacto da ação nas comunidades. “Acreditamos que o acesso ampliado à água é fundamental para o desenvolvimento e a saúde de todos, e estamos muito satisfeitos em ver o impacto positivo que esta iniciativa terá na vida dos moradores”, completou Souza.
Além do anúncio do início das construções, o evento também marcou a apresentação do Projeto Ferro Verde a prefeitos e vereadores de Piatã, Abaíra e Jussiape. Desenvolvido pela Brazil Iron com consultoria da CBPM, o projeto busca posicionar a Bahia como referência nacional na produção de aço verde, fortalecendo a cadeia produtiva do setor e contribuindo para a descarbonização da siderurgia brasileira.
Com um investimento de US$ 5,7 bilhões na Bahia, o Projeto Ferro Verde contempla o beneficiamento do minério de ferro, a construção de um ramal ferroviário de 120 km e a instalação de plantas siderúrgicas, configurando-se como um dos maiores empreendimentos do estado. A iniciativa deve gerar mais de 55 mil empregos diretos e indiretos e fortalecer toda a cadeia produtiva. Além disso, a Brazil Iron já aplicou R$ 1,7 bilhão em ações de implementação na região, valor não incluído no capital total estimado, mas que reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional. Jornal da Chapada com informações do portal Bahia Notícias.
















































