A vitivinicultura de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, é um dos destaques do festival Wine Brasil Music, aberto oficialmente nesta quinta-feira (21), em Salvador. O evento acontece no Palacete Tira-Chapéu e segue até o próximo domingo (24), reunindo 400 rótulos de 40 vinícolas de oito estados brasileiros, além de representantes de 15 países.
Entre as 40 vinícolas participantes, quatro são de Morro do Chapéu: Vaz, Reconvexo, Sertânia e Santa Maria. O município montou um estande que reúne vinhos locais e outros produtos da região, como queijos, charcutaria, flores, óleos essenciais, artesanato e divulgação do turismo ecológico, incluindo cachoeiras e grutas.
Na abertura do festival, a prefeita Juliana Araújo (PDT) destacou as condições climáticas favoráveis da cidade para a produção de vinhos e ressaltou o crescimento do setor. Atualmente, Morro do Chapéu conta com dez vinícolas, sendo cinco já em operação.
“Esse evento traz várias vinícolas que as pessoas não conheciam e passam a conhecer agora. Mostra que a Bahia pode produzir vinhos bons. Morro do Chapéu tem clima frio e vinícolas que estão produzindo rótulos de alta qualidade e premiados. Temos muito potencial para a vitivinicultura e estamos aqui para reforçar que vale muito a pena conhecer Morro do Chapéu”, afirmou a prefeita.
Juliana Araújo também destacou os esforços da gestão municipal para fortalecer a cadeia produtiva do vinho, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento local.
A qualidade da produção foi reforçada pelas premiações recentes na Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) 2025, considerada a maior degustação às cegas de rótulos nacionais. Os vinhos Ferro Doido Malbec, da vinícola Vaz, e o Reconvexo Reserva Syrah, da Reconvexo, receberam medalha de ouro entre mais de mil rótulos inscritos.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Pertiano Souza, ressaltou que o estande de Morro do Chapéu leva ao público, além dos vinhos, uma amostra da diversidade local.
“Estamos aqui com os nossos vinhos, mas também com queijos, charcutaria, flores, óleos essenciais, artesanato, cachoeiras, grutas e muito mais que Morro do Chapéu tem a oferecer. O estande está maravilhoso e tem tudo que o município pode mostrar”, disse.
Além da exposição de vinhos, o Wine Brasil Music conta com oficinas de gastronomia e experiências guiadas, shows de MPB, jazz, blues e bossa nova, e o Wine Talk com o chef Claude Troisgros.
Jornal da Chapada














































