Ícone do site Jornal da Chapada

#Desenvolvimento: Início de obras da Ponte Salvador-Itaparica dependerá de conclusão de etapas como licenciamento e alvarás, diz CEO

Cronograma prevê início das obras em junho de 2025 | FOTO: Reprodução/Redes Sociais |

Aprovação de licenciamento ambiental, liberação de alvarás municipais e execução de projetos executivos são entraves para que as obras da Ponte Salvador-Itaparica não tenham as atividades iniciadas em junho do próximo ano, como são previstas.

A informação foi passada ao Bahia Notícias pelo CEO do consórcio, Cláudio Villas Boas, que vai tocar a construção e administrar o equipamento, que deve ser a maior ponte da América Latina.

“Logicamente, uma obra complexa tem uma série de passos anteriores. Então há o processo de licenciamento ambiental, a do projeto básico, projetos executivos, aprovações, alvarás municipais, todas esses passos anteriores precisam ser aprovados antes de iniciar a construção. Pode ser que haja algum pequeno atraso, mas este cronograma é bem construído, já prevendo as eventuais ocorrências”, disse Villas Boas durante evento no Centro de Convenções de Salvador na última sexta-feira (29).

Conforme o executivo, já em maio de 2026, uma plataforma provisória será instalada, antes do início das obras em julho. Nesta quarta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) contestou um estudo encomendado pelo próprio governo.

Elaborado em julho passado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o documento aponta pontas soltas como cronograma reprovado pela Seinfra, plano de desapropriação ainda sem cadastro imobiliários, pendências no alvará de construção, problemas de segurança, entre outras. As informações são do site Bahia Notícias.

Sair da versão mobile