O Jornal da Chapada cobriu o Encontro Anual da União Agro Bahia (Unagro/Bahia), realizado no município de Feira de Santana no último sábado (6). Na oportunidade, nossa repórter, Deninha Fernandes, conversou com o ex-ministro Aldo Rebelo, e foi presenteada pelo político com seu livro ‘O Quinto Movimento – Propostas Para Uma Construção Inacabada’.
Antes mesmo da entrevista, o ex-ministro mandou seu abraço para o povo da Chapada Diamantina e de Itaberaba. “Em primeiro lugar meus cumprimentos à nossa querida Itaberaba. Conheci muitos amigos em Itaberaba, quando convivi em Salvador na época do movimento estudantil, onde Itaberaba mantinha uma Residência Estudantil [ele está se referindo à AEI]”.
Aldo ainda lembrou que “quando vinha de Brasília de carro para visitar sua mãe em Alagoas, muitas vezes, dormia nas pousadas de Itaberaba. Então, meu grande abraço para o povo de Itaberaba”.
Em seguida, Rebelo falou da nossa conjuntura política. “O Brasil vive um momento muito difícil, de muitas diversidades, um país dividido, desorientado, as vezes desorientado no Governo e desorientado na Oposição, pelo clima de fragmentação e de confronto”.
Ele diz que o Brasil precisa superar essa situação. “O país precisa de união, de coesão, as famílias, as empresas e o país, só prosperam quando estão unidos. Então, o Brasil precisa se unir. Todo mundo tem direito a ter seu partido, sua ideologia, o seu time de futebol, ninguém é obrigado a torcer pelo mesmo time, mas todo mundo pode torcer pelo mesmo país. Não tem como o Brasil dar errado e as pessoas acharem que vai dar certo”, salienta.
Aldo frisa que “para as pessoas darem certo, o Brasil precisa dar certo também. Então, para o Brasil dar certo, precisa-se de união, para retomar o crescimento, para combater as desigualdades, para valorizar a democracia, é isso que nós precisamos no país”.
Para quem não sabe, Aldo Rebelo foi deputado federal por São Paulo durante cinco mandatos pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), sendo presidente da Câmara entre 2005 e 2007. Durante os governos Lula e Dilma Rousseff, foi ministro da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Esporte e de Coordenação Política e Assuntos Institucionais. Atualmente está filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Estava em Feira de Santana para fazer uma palestra com o tema ‘Potenciais e Horizontes do País’, onde deu um show com técnicas ao discorrer sobre o tema mostrando-se um homem público extremamente politizado, com conhecimentos de causas e efeitos dos problemas brasileiros, expecialmente os enfrentados pelo homem do campo.
Vale salientar, que o político Aldo Rebelo, ganhou destaque nacional quando foi depor como testemunha no Supremo Tribunal Federal (STF) no processo que apura uma tentativa de golpe de Estado no país, e o ministro e relator do caso, Alexandre de Moraes, ameaçou prendê-lo por descato. Esse episódio fez ecoar a resposta de Aldo Rebelo: “A minha apreciação da língua portuguesa é minha, e eu não admito censura”.
Jornal da Chapada














































