Como já era esperado, o evento da Unagro/Bahia, em Feira de Santana, reuniu produtores rurais, homem do campo, empresários, lideranças políticas e especialistas de renomes nacionais para discutir os rumos e os desafios do Agronegócio brasileiro.
O sábado (3) em Feira de Santana foi de debates no 3º Encontro Anual da União Agro Bahia (Unagro/Bahia). Esse evento foi realizado no Cajueiro Convenções, este ano com o tema ‘Onde Vai Brasil’. O Encontro Anual da Unagro promoveu palestras, como a do ex-ministro Aldo Rebelo, que deu um show com técnicas e conhecimentos gerais detalhando o tema ‘Potenciais e Horizontes do País’.
“A segurança alimentar é uma preocupação permanente da humanidade, e o Brasil tem responsabilidade estratégica diante desse desafio. O país precisa superar divisões internas e unir energias para voltar a crescer, reduzir desigualdades e valorizar a democracia”, destacou Rebelo.
O ex-ministro completou: “Com que o mundo se preocupa verdadeiramente? Porque no mundo existem duas agendas, você tem uma agenda verdadeira, que são as preocupações reais, e você tem uma agenda do entretenimento, uma agenda de eventos, uma agenda de aparências, aí envolve tudo, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Direitos disso, Direito daquilo”.
“Quando o mundo estar preocupado com três questões: primeiro, segurança alimentar, essa é a preocupação do mundo que sabe a tragédia da fome, e sabe a essência da segurança alimentar. É aí onde entra o produtor rural, o Agronegócio brasileiro”.
A explanação de Aldo Rebelo começou reportando as lutas pela independência do Brasil, ao narrar a História de Maria Quitéria, umas das heroínas da nossa Independência, que por sinal, é natural do município de Feira de Santana, município, sede da Unagro/Bahia.
Aldo ainda falou dos problemas enfrentados pelos Produtores Rurais, tecendo várias críticas aos Temos de Ajustamento de Conduta (TAC), um acordo para resolver possíveis violações legais ou condutas irregulares proposta pelo Ministério Público do Meio Ambiente aos produtores rurais, momento em que teceu várias críticas à atuação do Ministério Público no Brasil.
Saudações
Participaram do evento o presidente da Unagro/Bahia, Luiz Bahia Neto, o presidente da Unagro/Núcleo Chapada Diamantina, Marquinhos do Leite, além dos presidentes de outros núcleos regionais como: Extremo Sul, Itapetinga, Jaguaquara, Rio de Contas e outros.
“Faço uma saudação especial ao casal Bahia, pois sem a atuação de vocês esse evento não aconteceria de forma tão brilhante. Saúdo todas as mulheres produtoras presentes ao evento”, disse Marquinhos do Leite, grande defensor do Agro na região da Chapada Diamantina, em seu pronunciamento, que foi concluído com uma famosa citação do jurista Ruy Barbosa.
O evento da Unagro em Feira de Santana, além dos produtores rurais, do trabalhador do campo, também foi prestigiado por políticos nacionais, estaduais e municipais, a exemplo do ex-prefeito de Salvador e pretenso candidato ao Governo do Estado ACM Neto (UB), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, o deputado estadual Sandro Regis, o empresário e jornalista Joacy Goes, o presidente estadual do PL, João Roma, e sua esposa a deputada federal Roberta Roma, além da presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez e Miguel Daoud, economista e comentarista do Canal Rural, outro palestrante que analisou as tendências de mercado com ênfase na pecuária.
Um dos momentos mais importantes do evento, e para a Chapada Diamantina, foi a homenagem que a Unagro/Bahia fez aos familiares do empresário e produtor rural Ivo Borré, dono da Fazenda Progresso, que morreu aos 63 anos. Borré foi precursor do Agronegócio na Chapada Diamantina, chegando na região em 1984, quando fundou a Fazenda Progresso, que fica entre os municípios de Mucugê e Ibicoara com importantes marcas de produtos da agricultura na região. O filho e o irmão do produtor rural recebeu um quadro com sua imagem das mãos do presidente da Unagro/Chapada, Marquinhos do Leite.
No local, ele se tornou responsável por um dos maiores conglomerados do agronegócio no Brasil e se destacou como produtor de uvas viníferas e batatas, além de exportador de café.
Entre as comitivas dos municípios de Itaberaba e de municípios da Chapada Diamantina, destacamos a presença do empresário e produtor rural Gilson Couto (Grupo Flor da Chapada), José Cláudio Esteves, presidente do PL de Itaberaba, o vice-prefeito Nildo Fernandes, do município de Ruy Barbosa, além da comitiva do prefeito de Boa Vista do Tupim composta pelo gestor Sávio Bulcão, vereadores, secretários municipais e o ex-prefeito Helder Lopes Campos, o popular Dinho de Boa Vista.
Para quem não sabe ainda, Marquinhos do Leite, presidente da Unagro/Chapada, vem se destacando como um possível candidato a deputado estadual pelo PL, representando o Agronegócio – bandeira que defende em todo estado baiano. Nesse evento, recebeu apoios políticos de lideranças de peso em vários municípios como Serrinha, Irecê, Itaberaba, Feira de Santana, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa entre outros.
Jornal da Chapada
Leia também
















































