Uma pesquisa realizada pelo instituto Quaest e divulgada nesta terça-feira (16) mostrou que 41% dos brasileiros são contrários à concessão de anistia a todos os envolvidos na tentativa de golpe de Estado ocorrida após a eleição presidencial de 2022.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, também indicou que 36% dos entrevistados defendem a anistia para todos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Outros 10% apoiam a medida apenas para os manifestantes que participaram dos ataques de 8 de janeiro, enquanto 13% não souberam ou não responderam.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, os dados indicam que Bolsonaro não possui respaldo popular para pleitear anistia.
“Não há clima na sociedade brasileira hoje para uma anistia em relação ao ex-presidente. São 51% que dizem ‘não anistia’ a Bolsonaro, somando os 41% que são contra qualquer anistia com os 10% que topam apenas para os manifestantes”, explicou.
O levantamento também revelou diferenças expressivas entre grupos políticos:
• Lulistas: 58% contra; 22% a favor de todos, incluindo Bolsonaro; 8% só para manifestantes; 12% não responderam.
• Esquerda não lulista: 73% contra; 13% a favor de todos; 4% só para manifestantes; 10% não responderam.
• Sem posicionamento político: 46% contra; 28% a favor de todos; 10% só para manifestantes; 16% não responderam.
• Direita não bolsonarista: 17% contra; 61% a favor de todos; 13% só para manifestantes; 9% não responderam.
• Bolsonaristas: 19% contra; 62% a favor de todos, incluindo Bolsonaro; 12% só para manifestantes; 7% não responderam.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Jornal da Chapada

