Movimentos sociais, artistas e políticos promovem neste domingo (21), a partir das 9h, um ato no Morro do Cristo, em Salvador, contra o projeto de lei que prevê anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A mobilização também se estenderá a outras capitais do Brasil.
O protesto inclui ainda críticas à PEC da Blindagem, recentemente aprovada na Câmara dos Deputados, que pode dificultar investigações contra parlamentares. Em Salvador, a manifestação conta com o apoio de entidades como Mídia Ninja, Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular, Seremos Resistência e CTB-BA. O diretório estadual do PCdoB também convocou sua militância a participar.
“Nós não podemos anistiar golpistas e proteger políticos que atentaram contra a Constituição e os direitos do povo”, afirma a nota de convocação do ato.
O evento em Salvador faz parte de um movimento nacional que se estende por diversas cidades. No Rio de Janeiro, por exemplo, haverá um trio elétrico no Posto 5, em Copacabana, a partir das 14h, como parte do chamado “Ato Musical”, comandado pelo cantor Caetano Veloso. Entre os convidados estão também Chico Buarque e Gilberto Gil.
Outras capitais que receberão manifestações incluem Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Curitiba, Brasília, Belém, Florianópolis, Vitória, Belo Horizonte, Macapá, Goiânia e Aracaju. As mobilizações buscam expressar repúdio à anistia e à aprovação de mecanismos que possam dificultar o controle político e jurídico sobre parlamentares envolvidos em atos contra a democracia.
Jornal da Chapada














































