A primavera de 2025 terá início na próxima segunda-feira (22), às 15h19, e promete trazer mudanças significativas no clima brasileiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A chegada da estação das flores será marcada por uma intensa frente fria, que afetará Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais, ventos fortes e queda acentuada de temperatura.
Nos primeiros dias, os temporais devem atingir inicialmente o Rio Grande do Sul, espalhando-se depois por toda a Região Sul e alcançando áreas do Mato Grosso do Sul e o extremo sul e sudoeste de São Paulo. O Inmet alerta que descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de granizo não estão descartadas, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Com o avanço da frente fria, uma massa de ar frio e seco provocará queda de temperaturas em várias regiões, com previsão de geadas no Sul e redução térmica até em áreas do Norte, fenômeno conhecido como friagem.
Influência do La Niña
Segundo a NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA), o fenômeno La Niña deve interferir no regime de chuvas durante a primavera no Hemisfério Sul. A meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, explica que, em anos de La Niña, há tendência de redução das chuvas no Sul, tanto em volume quanto em frequência, podendo ocorrer períodos longos sem precipitações.
“O La Niña nasce no Oceano Pacífico Equatorial e suas repercussões atingem diversas regiões, trazendo chuvas mais intensas para o Sudeste e, em alguns casos, até o litoral nordestino”, detalha Danielle. Ela reforça que outros fatores, como a temperatura do Oceano Atlântico, também podem modular os impactos do fenômeno.
Estação das Flores
A primavera é conhecida como a estação das flores, período em que o aumento de temperatura e da umidade favorece o crescimento e o desabrochar de plantas, deixando jardins, parques e campos mais vibrantes e coloridos. Apesar da beleza natural, a população deve se preparar para condições climáticas instáveis, principalmente em áreas afetadas pela frente fria.
Jornal da Chapada
















































