A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a seleção feminina de futebol disputará um amistoso contra a Itália no dia 28 de outubro. A partida será realizada no Estádio Ennio Tardini, em Parma, às 13h15 (horário de Brasília).
As italianas ocupam atualmente a 12ª posição no ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa), enquanto o Brasil aparece em sétimo lugar. Na última Eurocopa, realizada este ano, na Suíça, a Itália chegou às semifinais, sendo eliminada pela Inglaterra, atual bicampeã europeia.
Segundo o técnico Arthur Elias, o confronto será um importante teste na preparação para a Copa do Mundo de 2027, que será realizada no Brasil.
“A Itália evoluiu muito e hoje está entre as melhores da Europa. Será um confronto importante na nossa preparação, porque elas têm um estilo de jogo diferente da maioria das seleções europeias”, disse Elias ao site da CBF.
O histórico de confrontos entre Brasil e Itália no futebol feminino é amplamente favorável à seleção brasileira. Em nove jogos, são oito vitórias do Brasil e um empate. O último encontro foi em outubro de 2022, em amistoso disputado em Gênova, quando o Brasil venceu por 1 a 0, com gol da atacante Adriana.
Outro duelo marcante ocorreu na fase de grupos da Copa do Mundo de 2019, na França. Na ocasião, Marta marcou o gol da vitória brasileira por 1 a 0, tornando-se a maior artilheira da história dos Mundiais — entre homens e mulheres — com 17 gols, superando o alemão Miroslav Klose.
Este será o segundo jogo do Brasil na próxima data-Fifa. Antes de enfrentar a Itália, a seleção encara a Inglaterra, no dia 25 de outubro, às 10h30, no Etihad Stadium, em Manchester. A convocação para os dois compromissos será divulgada no dia 9 de outubro, no escritório internacional da CBF, em Miami, nos Estados Unidos.
Jornal da Chapada














































