Ícone do site Jornal da Chapada

#Política: Ivan Cordeiro é afastado da presidência do PL em Vitória da Conquista após encontro com Jerônimo Rodrigues

Ivan Cordeiro deixa presidência do PL em Conquista | FOTO: Reprodução/CMVC |

O presidente do PL na Bahia, João Roma, determinou nesta quarta-feira (1º) a retirada do vereador e presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro, do comando da sigla no município. A decisão ocorreu um dia após Cordeiro se reunir com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.

Nos últimos meses, já havia sinais de afastamento entre Ivan e Roma. Em setembro, em entrevista ao Bahia Notícias, o vereador declarou que não respondia mais pelo PL na cidade e que não apoiaria nenhum candidato indicado pela cúpula do partido.

“Não respondo mais pelo PL de Conquista. Isso é até justo, na medida em que, de fato, temos nos distanciado. Não irei apoiar nenhum candidato indicado pela cúpula do partido. Aqueles que vou apoiar não representam necessariamente a direita e muito menos o bolsonarismo”, afirmou na ocasião.

Para a presidência do diretório municipal, Roma nomeou o procurador-geral da Câmara, Flávio Faria. A vice-presidência será ocupada por Tayna Tatyara Rodrigues Campos Andrade, que disputou vaga na Câmara Municipal pelo partido em 2024. Já a secretaria ficará sob responsabilidade de Osmario Lacerda Ferraz de Melo, também candidato no último pleito. As mudanças já foram registradas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Reunião e rompimento

Na terça (30), Ivan Cordeiro participou de encontro com Jerônimo Rodrigues, registrado em vídeo publicado nas redes sociais. O governador destacou que a reunião tratou de investimentos em áreas como pavimentação, abastecimento de água, saúde e segurança em Vitória da Conquista.

Segundo apuração, o rompimento entre Cordeiro e o PL também envolveu a atuação do deputado estadual Vitor Azevedo (PL), que, apesar de filiado ao partido, integra a base do governador na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e atuava como interlocutor entre Cordeiro e Roma.

Apesar da aproximação com o governo, Ivan Cordeiro negou adesão a Jerônimo Rodrigues para 2026. O vereador defendeu a busca por uma “terceira via” no cenário político estadual.

“Na Bahia, o momento político não apresenta como alternativas apenas ACM Neto e Jerônimo Rodrigues. O grupo que represento está em busca de novas lideranças para disputar o governo”, declarou, citando nomes como o ex-deputado federal José Carlos Aleluia e o próprio João Roma.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile