Ícone do site Jornal da Chapada

#Saúde: Governo lança campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes

Ministério da Saúde reforça calendário vacina | FOTO: Reprodução/GOVBA |

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (1º) o início de uma campanha de multivacinação destinada a crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação será realizada entre os dias 6 e 31 de outubro em todo o país, com o Dia D marcado para 18 de outubro, um sábado.

Segundo o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, o objetivo é atualizar a caderneta de jovens que estão com vacinas atrasadas ou que ainda não foram imunizados. “Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis. A ideia é oferecer e intensificar a vacinação para todas as vacinas”, explicou.

Para apoiar a campanha, o governo federal distribuiu 6,8 milhões de doses extras, além da grade regular enviada aos estados e municípios. Desse total, 1,8 milhão correspondem à vacina tríplice viral; 1,6 milhão à vacina contra a febre amarela; 1,1 milhão à vacina contra a varicela; e 2,3 milhões às demais vacinas previstas no calendário.

No início do ano, o ministério repassou R$ 150 milhões aos estados e municípios para financiar ações de multivacinação e estimular a adesão da população.

Cobertura vacinal

Entre janeiro e julho deste ano, a vacina tríplice viral alcançou 91% de cobertura. A contra a febre amarela chegou a 78%, enquanto a varicela registrou 67%, o índice mais baixo. “A ideia é que, com essa multivacinação, a gente consiga não apenas manter até o final do ano essa cobertura, mas fecharmos o ano com indicadores ainda melhores”, disse Gatti.

Reforço contra febre amarela

O governo fará um esforço adicional na vacinação contra a febre amarela, com foco em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Nesses estados, a imunização será ampliada também para adultos de até 59 anos.

HPV e sarampo

A campanha também reforçará a vacinação contra o HPV para jovens de 9 a 14 anos, além de oferecer doses a pessoas de 15 a 19 anos. Hoje, a cobertura vacinal chega a 82% entre meninas e 67% entre meninos dessa faixa etária.

Em relação ao sarampo, a vacinação será intensificada para pessoas de 12 a 59 anos por meio da tríplice viral. Até 13 de setembro, o Brasil confirmou 31 casos da doença. “Aproveitamos a multivacinação para aumentar a proteção da população e evitar a reintrodução do sarampo no país”, ressaltou Gatti.

Tecnologia de apoio

O aplicativo Meu SUS Digital enviará alertas a mais de 40 milhões de usuários sobre a campanha e, futuramente, contará com lembretes de doses pendentes e a possibilidade de vinculação do cadastro de crianças aos cuidadores.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile