• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Menu Principal Saúde

#Saúde: Governo lança campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes

Imunização acontece de 6 a 31 de outubro em todo o país e inclui Dia D em 18 de outubro.

Estagiário 2 por Estagiário 2
1 outubro 2025 - 18h52
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Saúde
0
#Saúde: Bahia amplia público-alvo para vacinação contra a Dengue

Doses chegam para reforçar vacinação na Bahia | FOTO: Reprodução/GOVBA |

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (1º) o início de uma campanha de multivacinação destinada a crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação será realizada entre os dias 6 e 31 de outubro em todo o país, com o Dia D marcado para 18 de outubro, um sábado.

Segundo o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, o objetivo é atualizar a caderneta de jovens que estão com vacinas atrasadas ou que ainda não foram imunizados. “Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis. A ideia é oferecer e intensificar a vacinação para todas as vacinas”, explicou.

Para apoiar a campanha, o governo federal distribuiu 6,8 milhões de doses extras, além da grade regular enviada aos estados e municípios. Desse total, 1,8 milhão correspondem à vacina tríplice viral; 1,6 milhão à vacina contra a febre amarela; 1,1 milhão à vacina contra a varicela; e 2,3 milhões às demais vacinas previstas no calendário.

No início do ano, o ministério repassou R$ 150 milhões aos estados e municípios para financiar ações de multivacinação e estimular a adesão da população.

Cobertura vacinal

Entre janeiro e julho deste ano, a vacina tríplice viral alcançou 91% de cobertura. A contra a febre amarela chegou a 78%, enquanto a varicela registrou 67%, o índice mais baixo. “A ideia é que, com essa multivacinação, a gente consiga não apenas manter até o final do ano essa cobertura, mas fecharmos o ano com indicadores ainda melhores”, disse Gatti.

Reforço contra febre amarela

O governo fará um esforço adicional na vacinação contra a febre amarela, com foco em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Nesses estados, a imunização será ampliada também para adultos de até 59 anos.

HPV e sarampo

A campanha também reforçará a vacinação contra o HPV para jovens de 9 a 14 anos, além de oferecer doses a pessoas de 15 a 19 anos. Hoje, a cobertura vacinal chega a 82% entre meninas e 67% entre meninos dessa faixa etária.

Em relação ao sarampo, a vacinação será intensificada para pessoas de 12 a 59 anos por meio da tríplice viral. Até 13 de setembro, o Brasil confirmou 31 casos da doença. “Aproveitamos a multivacinação para aumentar a proteção da população e evitar a reintrodução do sarampo no país”, ressaltou Gatti.

Tecnologia de apoio

O aplicativo Meu SUS Digital enviará alertas a mais de 40 milhões de usuários sobre a campanha e, futuramente, contará com lembretes de doses pendentes e a possibilidade de vinculação do cadastro de crianças aos cuidadores.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: Campanha de multivacinaçãoFebre amarelaHPV e sarampoMinistério da SaúdeVacinação Infantil
Post Anterior

#Brasil: Casos suspeitos de intoxicação por metanol devem aumentar, diz ministro da Saúde

Próximo Post

#Economia: Botão de contestação do Pix já está disponível aos usuários

Próximo Post
#Economia: Entenda como funcionará Pix por aproximação

#Economia: Botão de contestação do Pix já está disponível aos usuários

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.